Acervos acadêmicos de pesquisa: possibilidades e desafios
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7976.2014v21n31p68Resumo
Este artigo explora as possibilidades e desafios para os acervos acadêmicos de pesquisa - conjuntos de documentos acumulados e produzidos por grupos e núcleos de pesquisa dentro das universidades ao longo do desenvolvimento de suas próprias investigações -, tratando dos aspectos de sua constituição, seus problemas técnicos, e também das possibilidades inerentes de preservação e divulgação do material coletado e produzido dentro desses núcleos, em contexto universitário, privilegiando aqui o campo da História. Partindo das questões sobre o armazenamento físico desse material, passando por sua digitalização e chegando aos desafios atuais da disponibilização virtual, buscaremos refletir sobre a função social de tais acervos, dentro e fora da academia, tendo como meta a preocupação de, com eles, abrir um caminho de acesso entre os núcleos de pesquisa, a produção que deles deriva e a sociedade - representada pelas pessoas que possam se interessar por uma vasta gama de informações, que promove pesquisas e torna viável o ensino e a escrita da História.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A reprodução dos textos editados pela Esboços: histórias em contextos globais é permitida sob Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Será pedido aos autores que assinem a licença de acesso aberto antes da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores cedem à revista eletrônica Esboços: histórias em contextos globais (ISSN 2175-7976) os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Essa licença permite que terceiros final remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado desde que atribua o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro).
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.