DÉTENTE E DÉTENTES NA ÉPOCA DA GUERRA FRIA (DÉCADAS DE 1960 E 1970)

Autores

  • Sidnei José Munhoz UEM
  • José Henrique Rollo UEM

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7976.2014v21n32p138

Palavras-chave:

Guerra Fria, Détente

Resumo

Este artigo tem como objetivo o estudo da Détente durante a Guerra Fria. Isto será efetuado pela análise de diferentes modelos analíticos utilizados por especialistas para examinar aquele período histórico.  Desse modo, neste trabalho, o desenvolvimento da noção de détente durante a Guerra Fria e as diferentes détentes sublinhadas por diferentes perspectivas  serão objeto de escrutínio. Para a consecução desses objetivos, o artigo explora as diferentes características da chamada Détente Francesa, da Ostpolitik e da détente Estadunidense Soviética.

Biografia do Autor

Sidnei José Munhoz, UEM

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982), mestrado em História Social do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (1990), doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1997) e Pós -doutorado pela UFRJ (2002). Foi Fee Research Student da The London School of Economics and Political Science (LSE- University of London) 1995-1996. Atualmente, é Professor Associado da Universidade Estadual de Maringá e docente do Programa de Pós-graduação em História (PPH-UEM). Foi docente do Programa de Pós-graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001-2013) e do Consórcio Programa Rio de Janeiro de Estudos de Relações Internacionais, Segurança e Defesa Nacional (CPRJ-"PRÓ-DEFESA") (2010-2012). Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em História (PPH-UEM) e Editor da Diálogos . Atualmente é coordenador da Central de Documentação da UEM (CDO) e coordenador do Laboratório de Estudos do Tempo Presente da UEM (LabTempo-UEM). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea. Dedica-se principalmente a estudos vinculados aos seguintes temas: História do Tempo Presente, Política Externa Estadunidense, estudo de Cenários e análise das Relações Internacionais e dos conflitos contemporâneos, Guerra Fria, Guerra Fria no Brasil, Defesa, Movimentos Sociais, Comunismo/Anti-comunismo, Nova Esquerda.

José Henrique Rollo, UEM

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (1995) e doutorado em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). É professor do Curso de História e do Mestrado Profissional em Políticas Públicas na Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de História, com ênfase nos seguintes temas: História da Geografia Brasileira, Ensino de História e História do Paraná. Desenvolve estudos sobre História da África e História das Sociedades Muçulmanas, em particular do Oriente Médio e da Ásia Central.

Downloads

Publicado

2014-12-27