Considerações historiográficas sobre a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial: balanço da produção bibliográfica e suas tendências
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7976.2015v22n34p207Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a bibliografia publicada, no período entre 1945 e 2015, sobre a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial. Essa pesquisa compreendeu livros, capítulos de livros, artigos em periódicos acadêmico-científicos e profissionais militares, artigos em revistas de divulgação científica, teses, dissertações e monografias acadêmicas e trabalhos publicados em anais de eventos acadêmicos. Os procedimentos do estudo consistiram em três fases: a) análise estatística; b) verificação de tendências históricas de publicação; c) discussão dos problemas práticos de pesquisa e de natureza editorial dessa área de estudo. A conclusão do trabalho é a de que há uma significativa bibliografia da participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, a despeito da crença comum de que usualmente considera que há pouco interesse nesse tema na historiografia profissional e na opinião pública. Muito pelo contrário, o que se verificou foi que a produção bibliográfica é quantitativamente expressiva (1092 títulos em 70 anos) e, em termos historiográficos, de crescente qualidade e variedade. Ademais, há uma crescente produção envolvendo grupos maiores e mais diversificados de pesquisadores e autores e, por fim mas não menos importante, um estimulante conjunto de abordagens mais interessantes, complexas e melhor fundamentadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A reprodução dos textos editados pela Esboços: histórias em contextos globais é permitida sob Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Será pedido aos autores que assinem a licença de acesso aberto antes da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores cedem à revista eletrônica Esboços: histórias em contextos globais (ISSN 2175-7976) os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Essa licença permite que terceiros final remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado desde que atribua o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro).
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.