Artes de Acontecer: Viados e travestis na Cidade do Rio de Janeiro, do Século XIX a 1980

Autores

  • Rita de Cassia Colaço Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7976.2016v23n35p90

Resumo

A cidade exibe o resultado dos esforços, mais ou menos rígidos, pouco ou mais frequentes, em conformidade com as conjunturas, tendentes à supressão ou ocultamento de personagens não assimiláveis ao padrão de existência e sociabilidade hegemonizado e incorporado pelos detentores do poder de regulação em cada regime. À parte esses processos, cujas marcas são caracteristicamente as fantasias higienistas e o apego a uma moralidade, via de regra, bifronte, os atores que resistem subalternizados em seus desvãos mostram-se ricos em práticas inventivas, desenvolvendo mecanismos próprios, capazes tanto da conquista de territórios como de constituir redes de articulações impensáveis. Conjugando o método indiciário com a perspectiva da história vista de baixo, este artigo apresenta uma primeira leitura da investigação sobre a presença de sodomitas, bagaxas ou não, travestis, transformistas e homossexuais masculinos na cidade do Rio de Janeiro, do século XIX à década de 1980, a partir dos espaços de sociabilidade e sexo que foram capazes de conquistar.

 Tais territórios, ademais de provedores de diversão e satisfação sexual, possibilitaram a superação do desenraizamento e da atomização, a formação de redes de apoio e de carreiras profissionais. Coletivizados, tornaram-se capazes de melhor responder à desigual correlação de forças presente na sociedade ampliada, refratária à sua forma de desejo, estilo pessoal e de gênero.

Biografia do Autor

Rita de Cassia Colaço Rodrigues

Graduada em ciências sociais e jurídicas (UFRJ) e com doutorado em história (UFF), pesquisa a história da sociabilidade e dos movimentos LGBTs., inclusive a partir do exame de fontes judiciais, tendo como recorte o estado do Rio de Janeiro, no eixo compreendido entre 1960-1980. Ultimamente vem se dedicando ao estudo da cidade do Rio de Janeiro e, nela, a presença desses agentes. Pesquisadora autônoma.

Downloads

Publicado

2016-09-16

Como Citar

Rodrigues, R. de C. C. (2016). Artes de Acontecer: Viados e travestis na Cidade do Rio de Janeiro, do Século XIX a 1980. Esboços: Histórias Em Contextos Globais, 23(35), 90–116. https://doi.org/10.5007/2175-7976.2016v23n35p90