A invenção da diferença: a animalização como distinção do “eu” e do “outro” no imaginário ocidental nos séculos XVIII e XIX.

Autores

  • Arnaldo Lucas Pires Junior Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7976.2018v25n40p317

Resumo

Neste artigo propomos uma discussão teórica sobre um dos expedientes mais correntes de diferenciação entre os homens, a animalização do “outro”. Através da análise de relatos de viagem e de obras de história natural nos sécs. XVIII e XIX, procuraremos demonstrar como a contestação da noção de humanidade enquanto atributo estático atingiu em cheio as concepções sobre a origem dos homens e aventou a possibilidade de uma hierarquização de suas experiências no mundo. Nossos esforços nos levaram a enfrentar um curioso paradoxo: os séculos XVIII e XIX – que viram florescer os ideais igualitários das revoluções burguesas – serão, ao mesmo tempo, o período em que esses valores se confinarão a grupos cada vez menores e em que se empunhará a diferença e a servidão de alguns sob o discurso da igualdade e da liberdade de outros.

Biografia do Autor

Arnaldo Lucas Pires Junior, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS-UFRJ). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC-UFRJ). Pós-graduado (Especialização) em Ensino de História e Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Gama Filho (UGF-RJ). Realiza pesquisas nas áreas de história da América Latina, história do Brasil Império, história da imprensa, história das imagens e ensino de História.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4475842Z4

Referências

ARENDT, Hannah. As origens do totalitarismo. São Paulo: Cia das letras, 2000.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 2012.

CASTRO, Eduardo Viveiros de. Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio. In: Mana [online]. 1996, vol.2, n.2.

CEMIN, Arneide. de. Xamanismo: Algumas abordagens teóricas. In: Revista de educação, cultura e meio ambiente Março N° 15, V. 3, 1999.

CLASTRES, Hélène. Primitivismo e ciência do homem no século XVIII. In: Discurso 13. São Paulo: Polis.

DESCOLA, Phillipe. Par de-là nature et culture. Paris: Gallimard, 2005.

FOUCAULT, Michel. Les mots et les choses: Une archéologie des sciences humaines. Paris : Gallimard, 1966.

HOFSTADTER, Richard. Social darwinism in american thought. Boston: Beacon Press, 1955.

HOPPIUS, C.E. Amoenitates academicae. Erlangen: Holmice & Lipsice, 1760.

HUNT, Lynn. A invenção dos direitos humanos, uma história. São Paulo: Cia das Letras, 2009.

INGOLD, Tim. (ed.), Companion Encyclopedia of Anthropology, Londres: Routledge, 1994.

KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1970.

Lévi-Strauss, Claude. O cru e o cozido: Mitológicas I. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

MELLO E SOUZA, Laura de. O diabo e a Terra de Santa Cruz: feitiçaria e religiosidade popular no Brasil colonial. São Paulo: Cia das Letras, 1986.

MONBODDO, James Burnett. Of the origin and progress of language. 6 vols. Edinburgh, 1786. Vol I.

PARDINI, Patrick. Natureza e cultura na paisagem amazônica: uma experiência fotográfica com ressonâncias na cosmologia ameríndia e na ecologia histórica. In: Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi de Ciências Humanas, Belém, v.7, n.2, ago. 2012.

RICHARD, A. Oeuvres complètes de Buffon, mises en ordre et précédées d’une notice historique. Paris : Raudouin Frères Editeurs, 1928.

ROUSSEAU, Jean Jacques. Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens. In: Coleção Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

THOMPSON, E.P. A miséria da teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

Pires Junior, A. L. (2018). A invenção da diferença: a animalização como distinção do “eu” e do “outro” no imaginário ocidental nos séculos XVIII e XIX. Esboços: Histórias Em Contextos Globais, 25(40), 317–334. https://doi.org/10.5007/2175-7976.2018v25n40p317

Edição

Seção

Artigo