Nunca fomos tão úteis
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7976.2020.e73831Resumo
Apresentação do dossiê "História global e digital: novos horizontes para a investigação histórica".Referências
CASTRO, Miguel Barboza. Usos do passado sensível no ambiente digital: o “Brasil: Nunca Mais Digital” e o projeto “eva.stories”. Esboços, Florianópolis, v. 27, n. 45, p. 249-263, maio/ago. 2020.
CONRAD, Sebastian. What Is Global History? Princeton: Princeton University Press, 2016.
CORDEIRO, Leonardo Zenha; COSTA, Renato Pinheiro da. Problematizações das tecnologias digitais na formação de professor de história no contexto amazônico. Esboços, Florianópolis, v. 27, n. 45, p. 228-248, maio/ago. 2020.
FORTES, Alexandre; ALVIM, Leandro Guimarães Marques. Evidências, códigos e classificações: o ofício do historiador e o mundo digital. Esboços, Florianópolis, v. 27, n. 44, p. 207-227, maio/ago. 2020.
HAN, Byung-Chul. O coronavírus de hoje e o mundo de amanhã, segundo o filósofo Byung Chul-Han. El País Brasil, 22 de março de 2020. Disponível em: https://brasil.elpais.com/ideas/2020-03-22/o-coronavirus-de-hoje-e-o-mundo-de-amanhasegundo-o-filosofo-byung-chul-han.html. Acessado em: 29 abr. 2020.
LAITANO, Bruno Grigoletti. (Con)figurações do historiador em um tempo marcado pela disrupção tecnológica. Esboços, Florianópolis, v. 27, n. 45, p. 170-186, maio/ago. 2020.
RAMOS FILHO, Vagner Silva. Imagens de um passado sensível: formas de memória do cangaço em arquivos públicos, pessoais e digitais. Esboços, Florianópolis, v. 27, n. 45, p. 306-328, maio/ago. 2020.
SCHAFER, Valérie. Global Technologies, Glocal Approach: A False Paradox. Esboços, Florianópolis, v. 27, n. 45, p. 286-305, maio/ago. 2020.
TENEKETZIS, Alexandros. Exploring the Emerging Digital Scene in Art History and Museum Practice. Esboços, Florianópolis, v. 27, n. 45, p. 187-206, maio/ago. 2020.
TERRES, Pedro Toniazzo; PIANTÁ Lucas Tubino. Wikipédia: públicos globais, histórias digitais. Esboços, Florianópolis, v. 27, n. 45, p. 264-285, maio/ago. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A reprodução dos textos editados pela Esboços: histórias em contextos globais é permitida sob Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Será pedido aos autores que assinem a licença de acesso aberto antes da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores cedem à revista eletrônica Esboços: histórias em contextos globais (ISSN 2175-7976) os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Essa licença permite que terceiros final remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado desde que atribua o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro).
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.