Experiências de saneamento na cidade de Buenos Aires: dos projetos de Pellegrini a conclusão do projeto Bateman (1829-1905)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7976.2013v20n29p68Resumo
O objetivo do artigo consiste em reconstituir a história do saneamento da cidade de Buenos Aires no período entre 1829 e 1905. Dentro deste marco cronológico, o texto pretende abordar ações políticas especificamente direcionadas para o abastecimento de água e para a construção de uma rede de esgoto na cidade. O enfoque proposto implica no estudo das diferentes formas de envolvimento do Poder Público e do capital privado na implantação de projetos, obras e serviços de saneamento para Buenos Aires. O conteúdo do artigo está dividido em duas partes que representam importantes mudanças ocorridas na condução das políticas de saneamento da cidade: a primeira parte contempla o período de 1829 a 1880, quando surgem os projetos de captação de água elaborados por Carlos Enrique Pellegrini, tendo a municipalidade e o governo provincial como os principais agentes políticos do saneamento de Buenos Aires; a segunda destaca o contexto da federalização da cidade, quando as obras são assumidas pelo governo federal e o embate entre o capital privado e o poder público torna-se mais intenso, ela estende-se de 1880 a 1905, ano de conclusão das obras de saneamento projetadas pelo engenheiro John Fredrick La Trobe Bateman.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A reprodução dos textos editados pela Esboços: histórias em contextos globais é permitida sob Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Será pedido aos autores que assinem a licença de acesso aberto antes da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores cedem à revista eletrônica Esboços: histórias em contextos globais (ISSN 2175-7976) os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Essa licença permite que terceiros final remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado desde que atribua o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro).
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.