Em via de difamações: Um estudo sobre os limites simbólicos construidos sobre uma rua de Florianópolis
Resumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre as demarcações simbólicas construídas em torno da rua Conselheiro Mafra, localizada no centro histórico de Florianópolis, bem como visualizar algumas táticas empregadas por parcelas da sociedade para evitar trechos da rua considerados perniciosos e ameaçadores da moral por dispor de pensões e hotéis que permitiam, entre os serviços habituais, a prática de comércio sexual. Para isso buscou-se no recurso da pesquisa oral um caminho para montar uma breve discussão e pôr em causa aspectos constitutivos desse espaço. Os relatos delineiam momentos significativos da manutenção desses limites durante a década de 70, momento de profundas remodelações urbanas da cidade.Downloads
Publicado
2002-01-01
Como Citar
Nonnenmacher, M. (2002). Em via de difamações: Um estudo sobre os limites simbólicos construidos sobre uma rua de Florianópolis. Esboços: Histórias Em Contextos Globais, 10(10), pp. 147–164. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/esbocos/article/view/393
Edição
Seção
Esboços
Licença
A reprodução dos textos editados pela Esboços: histórias em contextos globais é permitida sob Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Será pedido aos autores que assinem a licença de acesso aberto antes da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores cedem à revista eletrônica Esboços: histórias em contextos globais (ISSN 2175-7976) os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Essa licença permite que terceiros final remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado desde que atribua o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro).
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.