Augusto: imagem, poder e legitimação do principado

Autores

  • Ygor Klain Belchior Universidade de São Paulo e Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7976.2017v24n37p220

Resumo

Resenha do livro: MARTINS, Paulo. Imagem e poder: considerações sobre a Representação de Otávio Augusto. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011.

Biografia do Autor

Ygor Klain Belchior, Universidade de São Paulo e Universidade Federal de Ouro Preto

Graduado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto em Licenciatura e Bacharelado. Neste período foi bolsista do Programa de Extensão do ICHS/ UFOP atuando, sobretudo, como Monitor do Programa "Alfabetização "solidária", também foi bolsista da FAPEMIG na área de Educação, sob a orientação da Professora Dr. Adriana Maria de Figueiredo, com o premiado trabalho "Demanda por escolarização no Brasil", pela própria FAPEMIG, e também como bolsista da área de História Antiga e Medieval (também com bolsa PIBIC/UFOP), ambas sob a orientação do Professor Doutor Fábio Faversani. Em 2010 ingressou no Mestrado em História também pela Universidade Federal de Ouro Preto, defendido em 2012 com a dissertação "Tácito e o principado de Nero", sob a orientação do Professor Doutor Fábio Faversani. Após o mestrado, teve uma experiência na escola Museu Cap Cavallera, em Menorca, Espanha, em arqueologia durante sua estadia nesta entidade. Em 2013 foi aprovado em primeiro lugar para o concurso de Professor de História Antiga e Medieval na Universidade Metodista de Piracicaba e também foi Professor Assistente no curso de História do Centro Universitário Barão de Mauá. É Doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo, sob a orientação do Professor Norberto Luiz Guarinello, desenvolvendo a tese "Logística Militar e Rumores nas Guerras Civis Romanas (49 a 45 a. C e 68- 69 d. C), e é membro do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano e Mediterrâneo Antigo (LEIR-MA/USP). Atualmente é Professor de História Antiga da Universidade Federal de Ouro Preto. Para mais informações, acessar o sítio do grupo de pesquisas: http://leir.fflch.usp.br/ ou o sítio pessoal do autor: https://usp-br.academia.edu/YgorBelchior. E-mail: ykbelchi@usp.br.

Referências

FAVERSANI, F.; JOLY, F. D. (Orgs.). As formas do Império Romano [The shapes of the Roman empire]. Mariana: Edufop, 2014

Downloads

Publicado

2017-10-16

Como Citar

Belchior, Y. K. (2017). Augusto: imagem, poder e legitimação do principado. Esboços: Histórias Em Contextos Globais, 24(37), 220–227. https://doi.org/10.5007/2175-7976.2017v24n37p220