A normatização do corpo entre medicina e publicidade

Autores

  • Otávio Zucon UFSC

Resumo

As preocupações com o corpo estão na ordem do dia. a medicina encontrea-se em confluência com a noção de que ser gordo representa, ao menos potencialmente, um problema de saude, enquanto a publicidade lembra-nos insistentemente de que é preciso estar estéticamente de acordo com certos padrões. Sob o foco deste processo de normatização, esta pesquisa intenta - partindo, sobretudo de publicações médicas e revistas ilustradas - mapear as representações e os conceitos sobre corporeidade que, entre 1920 - 1945, foram exacerbados pela eugenia, pela nascente ciência da nutrição no Brasil e pela idéia de que a emergente modernidade aplicava-se também ao corpo.

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Publicado

2004-01-01

Como Citar

Zucon, O. (2004). A normatização do corpo entre medicina e publicidade. Esboços: Histórias Em Contextos Globais, 11(12), p. 185–195. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/esbocos/article/view/449

Edição

Seção

Esboços