Religiosidade e devoção: caminhos para pensar a cidade
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7976.2017v24n37p65Resumo
A festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Catalão, localizada na região sudeste do estado de Goiás, é o espaço para a materialização de muitas vozes que contam e recontam muitas histórias dentre elas a da religiosidade e da devoção a uma santa católica. Experimentar a festa, compreender seus sentidos, seu ritmo e o que ela transmite à vida de seus praticantes e a própria cidade não é uma tarefa fácil, pois as experiências concretas da vida dos sujeitos são transformadas, dia a dia, interligando em um tempo fluido, vida, fé, devoção e interesses diversos. O objetivo deste artigo é entender como a história desta devoção se conecta com a história da cidade, percebendo como o culto a Virgem do Rosário e a narrativa que dá sentido às histórias que evidenciam alguns sujeitos como os responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento da cidade e da própria comemoração.
Referências
ABREU, M. Cultura Popular: um conceito e várias histórias. In: ABREU, M.; SHOIET, R. (orgs). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Faperj/ Casa da Palavra, 2003.
AMADO, J.; FERREIRA, M. de M. Usos e abusos da história oral. 3.ed., Rio de Janeiro: FGV, 2000.
BASTIDE, R. As Religiões Africanas no Brasil. 3 ed. , São Paulo: Pioneira.,1989.
BOLLE, W. Fisiognomia da metrópole moderna: Representação da História em Walter Benjamin. São Paulo: Edusp, 2000.
BRANDÃO, C. R. A Festa do Santo Preto. Goiânia: UFGO, 1985.
CASCUDO, C. Dicionário do Folclore Brasileiro. São Paulo: Ediouro, Coleção Terra Brasilis, 2000.
CATALÃO, Goiás. Lei nº. 46 de 03 de outubro de 1973.
CERTEAU, M. de. A Invenção do cotidiano – Artes do Fazer. Tomo 1 e 2, 6 ed., Petrópolis: Vozes, 2001.
COSTA, C. B. da. Memórias Compartilhadas: contadores de história. COSTA, C. B. da. Contar história, fazer História – história, cultura e memória. Brasília: Paralelo 15, 2001.
FLORES, M. B. R. Carrosséis urbanos: da racionalidade moderna ao pluralismo temático (ou territorialidades contemporâneas). In: REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA, vol. 27, n° 53, São Paulo: ANPUH, 2007.
GAETA, Maria Aparecida Junqueira Veiga. A Cultura clerical e a folia popular. Revista Brasileira de História., São Paulo, v. 17, n. 34, 1997. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php. Acesso: 13 outubro de 2007.
LIMA, V. B. de. Os Caminhos da Urbanização/Mineração em Goiás: O Estudo de Catalão (1970-2000). 2003. Dissertação (Mestrado em Geografia) Universidade Federal de Uberlândia, 2003.
MORAES FILHO, M. Festas e Tradições Populares do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia/ São Paulo: USP, 1987.
PEREIRA, E. de A. Rosário de muitas fés . In: Revista de Filosofia e Teologia do Instituto Arquidiocesano Santo Antonio. Vol. 04, nº. 16, 1998.
PESAVENTO, S. J. Sensibilidades no tempo, tempo das sensibilidades. In: Nuevo Mundo, Mundos Nuevos, n° 4, 2004, disponível em www.ehess.fr/cerma/Revue. Acesso dia 20 de novembro de 2007.
PRIORI, M. Del. Festas e Utopias no Brasil Colonial. São Paulo: Brasiliense, 1994.
RAMOS, C. Catalão de ontem e de hoje (curiosos fragmentos de nossa História). Catalão: Distribuidora Kalil, 1984.
RAMOS, C. Catalão: Poesias, lendas, histórias. Goiânia: Líder, 1978.
REZENDE, A. P. As seduções do efêmero e a construção da história: as múltiplas estações da solidão e os círculos do tempo. In: ERTZOGUE, M H. & PARENTE, T. G. História e Sensibilidade. Brasília: Paralelo 15, 2006.
SAINT-HILAIRE, A. de, Viagem à Província de Goiás, Belo Horizonte, Itatiaia/EDUSP, 1975.
SANTOS, M. P. dos. O Campo (re)inventado: transformações da cultura popular rural no Sudeste Goiano (1950-1990). 2001. Dissertação (Mestrado em História) -Universidade Federal de Uberlândia, 2001.
SOUZA, M. de M. e. Reis Negros no Brasil Escravista – História da Festa de Coroação de Rei Congo. Belo Horizonte: Humanitas/UFMG, 2002.
VAINFAS, R; SOUZA, Juliana B. de. Brasil de todos os santos. Rio de Janeiro: Zahar editores, 2000.
ZALUAR, A. O crime e o diabo na terra de Deus. In: Sagrado e profano – X! Retratos de um Brasil de fim de Século. Rio de Janeiro: Agir, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A reprodução dos textos editados pela Esboços: histórias em contextos globais é permitida sob Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Será pedido aos autores que assinem a licença de acesso aberto antes da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores cedem à revista eletrônica Esboços: histórias em contextos globais (ISSN 2175-7976) os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Essa licença permite que terceiros final remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado desde que atribua o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro).
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.