Religião, política e memória: estudo da teologia da libertação no protestantismo histórico em Londrina-PR na época da Ditadura Militar (1964-1985)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7976.2017v24n37p149Resumo
O presente artigo analisa a presença da Teologia da Libertação entre setores do protestantismo histórico em Londrina-PR no período da ditadura militar, ocorrida no Brasil entre 1964 a 1985. Por ser um movimento religioso que estabeleceu críticas ao sistema capitalista e seu processo de formação histórica na América Latina, foi preponderante em setores da Igreja Católica nesse continente, mas não se ateve apenas ao catolicismo, alcançando também segmentos do protestantismo histórico; nesse caso, a pesquisa foi realizada com religiosos pertencentes às igrejas Anglicana e Presbiteriana Independente de Londrina PR. Por meio da análise dos discursos de líderes protestantes que viveram em Londrina nesse período, a pesquisa abordou o sentido produzido por um movimento religioso de esquerda diante da forte vigilância política imposta pelos militares naquele momento da história brasileira.
Referências
ABRAMOVAY, Ricardo In: BASTOS, E. R. Et al. Conversas com sociólogos brasileiros. São Paulo: Editora 34, 2006.
ALVES, Rubem. Por uma teologia da libertação. São Paulo: Fonte Editorial, 2012.
ARAÚJO, Gérson Moraes. Entrevista realizada em: 13 abr. 2011.
BEOZZO, Pe. José Oscar. História da Igreja no Brasil in: ARNS, Cardeal Paulo Evaristo. O que é Igreja. SP: Brasiliense, 1981).
CAVALCANTI, Robinson. Cristianismo e política. 2 ed. Niterói: Vinde, 1988.
FATARELI, Uéslei. A influência da Teologia da Libertação em composições musicais protestantes brasileiras. Cadernos CERU, v. 19, n. 2, 2008.
LIMA, Éber Ferreira Silveira. Apóstolo “pé vermelho”: Jonas Dias Martins e a evangelização do norte do Paraná. São Paulo: Pendão Real, 2002.
LÖWY, Michael. A guerra dos deuses: religião e política na América Latina. Petrópolis: Vozes, 2000.
MENDONÇA, Antonio Gouvêa. Protestantismo brasileiro, uma breve interpretação histórica”. In: SOUZA, B. M. de; MARTINO, L. M. Sá (Orgs.). Sociologia da religião e mudança social: católicos, protestantes e novos movimentos religiosos no Brasil. São Paulo: Paulus, 2004.
MONDIN, Battista. Os teólogos da libertação. São Paulo: Paulinas, 1980.
PADILLA, C. René. O que é missão integral? Viçosa: Ultimato, 2009; ESCOBAR, Samuel. En busca de Cristo em América Latina. Kairos: Buenos Aires, 2012; RAMOS, Ariovaldo. A ação da igreja na cidade. São Paulo: Hagnos, 2009.
SADER, Eder. Quando novos personagens entram em cena. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
SANTOS, Almir dos. Entrevista realizada em: 16 fev. 2012.
SILVA, Fernando Candido da. Uma aliança abominável e per/vertida?: anotações subalternas sobre o arquivo deuteronômico. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) – Faculdade de Humanidades e Direito, Programa de Pós Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.
TEIXEIRA, Luiz Caetano Grecco. Entrevista realizada em: 07 fev. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A reprodução dos textos editados pela Esboços: histórias em contextos globais é permitida sob Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Será pedido aos autores que assinem a licença de acesso aberto antes da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores cedem à revista eletrônica Esboços: histórias em contextos globais (ISSN 2175-7976) os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Essa licença permite que terceiros final remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado desde que atribua o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro).
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.