Revisando a economia política do conhecimento: o lugar do colonialismo na atividade acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7976.2022.e84404

Palavras-chave:

Economia política do conhecimento, Universidades, Colonialismo

Resumo

Os debates da economia política sobre o papel da ciência no sistema capitalista têm sido cruciais em centralizar as universidades como instituições imbricadas nas dinâmicas de poder da política internacional e global. Entretanto, como a parte da leitura crítica das Relações Internacionais (RI) tem demonstrado, o colonialismo é um fator fundamental na consolidação das universidades como polos de poder; ainda que este seja sido um elemento pouco debatido na análise convencional da economia política sobre os processos do conhecimento acadêmico. Considerando este cenário teórico, o presente artigo propõe uma revisão bibliográfica do conceito de economia política do conhecimento, na tentativa de analisar os processos acadêmicos ligados ao avanço da dinâmica capitalista. Esta revisão explora, porém, o potencial analítico deste conceito ao abarcar o papel do colonialismo na composição da atividade científica. O argumento central a ser explorado é de que, sem dar conta do colonialismo, a economia política do conhecimento acaba concebendo o compromisso das universidades com o bem público como natural e ontológico, o que oblitera a análise dos processos de exclusão e violência que são mantidos pela articulação das universidades ao processo produtivo, porém operacionalizados, mais precisamente, pela via do mercado. Por isso, o artigo propõe, ainda uma rearticulação do conceito de economia política do conhecimento baseado nas reflexões de Rivera Cusicanqui sobre a operação do colonialismo pelas instituições acadêmicas.

Referências

BARRETT, B. The Dual Roles of Higher Education Institutions in the Knowledge Economy. In: BARRETT, B. (Ed.). . Globalization and Change in Higher Education: The Political Economy of Policy Reform in Europe. Cham: Springer International Publishing, 2017. p. 57–73.

BROUCKER, B.; DE WIT, K. New Public Management in Higher Education. In: HUISMAN, J. et al. (Eds.). . The Palgrave International Handbook of Higher Education Policy and Governance. London: Palgrave Macmillan UK, 2015. p. 57–75.

CABELLO, C. Silvia Rivera Cusicanqui: “Lo indio es parte de la modernidad, no es una tradición estancada”. Disponível em: <http://www.facso.uchile.cl/noticias/85824/lo-indio-es-parte-de-la-modernidad-no-es-una-tradicion-estancada>. Acesso em: 14 out. 2021.

CRUZ, L. R. DA; SARAIVA, F. DE O.; AMIEL, T. Coletando dados sobre o Capitalismo de Vigilância nas instituições públicas do ensino superior do Brasil. 2019.

CRUZ, L. R. DA; VENTURINI, J. R. Neoliberalismo e crise: o avanço silencioso do capitalismo de vigilância na educação brasileira durante a pandemia da Covid-19. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 28, n. 0, p. 1060–1085, 15 dez. 2020.

DAKKA, F. Competition, innovation and diversity in higher education: dominant discourses, paradoxes and resistance. British Journal of Sociology of Education, v. 41, n. 1, p. 80–94, 2 jan. 2020.

DAKKA, F. Differentiation without Diversity: The Political Economy of Higher Education Transformation. In: HUISMAN, J. et al. (Eds.). . The Palgrave International Handbook of Higher Education Policy and Governance. London: Palgrave Macmillan UK, 2015. p. 323–341.

DOS SANTOS, T. Revolução Científico-Técnica. Capitalismo Contemporâneo. 1983. Petrópolis: Vozes, 1983.

DOTY, R. L. Imperial encounters: the politics of representation in North-South relations. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1996.

EVANGELISTA, O.; FIERA, L.; TITTON, M. Diretrizes para formação docente é aprovada na calada do dia: mais mercado. Disponível em: <https://universidadeaesquerda.com.br/debate-diretrizes-para-formacao-docente-e-aprovada-na-calada-do-dia-mais-mercado/>. Acesso em: 15 out. 2021.

FREIRE, P. Papel da Educação na Humanização. maio 1967.

GIROUX, H. A. Paulo Freire and the Politics of Postcolonialism. In: KEMPF, A. (Ed.). . Breaching the Colonial Contract: Anti-Colonialism in the US and Canada. Explorations of Educational Purpose. Dordrecht: Springer Netherlands, 2009. p. 79–89.

GROVOGUI, S. N. Beyond Eurocentrism and Anarchy: Memories of International Order and Institutions. New York: Palgrave Macmillan US, 2006.

GROVOGUI, S. N. Come to Africa: A Hermeneutics of Race in International Theory. Alternatives, v. 26, n. 4, p. 425–448, 1 out. 2001.

GROVOGUI, S. N. Remembering democracy: anticolonial evocations and invocations of a disappearing norm. African Identities, v. 13, n. 1, p. 77–91, 2 jan. 2015.

HOOKS, B. Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. 2a edição ed. [s.l.] WMF Martins Fontes, 2017.

JESSOP, B. A Cultural Political Economy of Competitiveness and its Implications for Higher Education. In: Education and the Knowledge-Based Economy in Europe. Educational Futures. Brill | Sense: Bob Jessop, Norman Fairclough and Ruth Wodak, 2008. v. 24p. 11–39.

KRISHNA, S. Race, Amnesia, and the Education of International Relations. Alternatives, v. 26, n. 4, p. 401–424, 1 out. 2001.

LINS RIBEIRO, G. Global Flows of Development Models. Anthropological Forum, v. 23, n. 2, p. 121–141, jun. 2013.

LOBO, S. A. Políticas para educação sob o Governo Bolsonaro e seus impactos sobre a formação de professores – SintefSintef-GO: Sindicato dos Trabalhadores em Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica – Goiás, 15 jun. 2020. Disponível em: <https://sintef.org.br/wp/2020/06/15/artigo-politicas-para-educacao-sob-o-governo-bolsonaro-e-seus-impactos-sobre-a-formacao-de-professores/>. Acesso em: 30 abr. 2021

LOBO, S. A. Políticas para educação sob o Governo Bolsonaro e seus impactos sobre a formação de professores – SintefSintef-GO: Sindicato dos Trabalhadores em Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica – Goiás, 15 jun. 2020. Disponível em: <https://sintef.org.br/wp/2020/06/15/artigo-politicas-para-educacao-sob-o-governo-bolsonaro-e-seus-impactos-sobre-a-formacao-de-professores/>. Acesso em: 30 abr. 2021

MAZUI, G. Bolsonaro chama Paulo Freire de “energúmeno” e diz que TV Escola “deseduca”. Disponível em: <https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/12/16/bolsonaro-chama-paulo-freire-de-energumeno-e-diz-que-tv-escola-deseduca.ghtml>. Acesso em: 25 ago. 2021.

OJARASCA. Silvia Rivera Cusicanqui: Lo indio es moderno. La Jornada, p. 6–7, 2011.

OJARASCA. Silvia Rivera Cusicanqui: Lo indio es moderno. La Jornada, p. 6–7, 2011.

PARRA, H. et al. Infraestruturas, economia e política informacional: o caso do google suite for education. Mediações - Revista de Ciências Sociais, v. 23, n. 1, p. 63–99, 6 jul. 2018.

PRADO, K. O. DO. GENOCÍDIO EPISTÊMICO E NOVAS POSSIBILIDADES: POR UMA PEDAGOGIA DECOLONIAL. Revista em Favor de Igualdade Racial, v. 3, n. 3, p. 106–121, 18 nov. 2020.

RICHTA, R. Economia socialista e revolução tecnológica. [s.l.] Paz e Terra, 1972.

RIVERA CUSICANQUI, S. Ch’ixinakax utxiwa: una reflexión sobre prácticas y discursos descolonizadores. Buenos Aires: Retazos : Tinta Limón Ediciones, 2010.

RIVERA CUSICANQUI, S. Ch’ixinakax utxiwa: una reflexión sobre prácticas y discursos descolonizadores. Buenos Aires: Retazos : Tinta Limón Ediciones, 2010.

ROJAS, C. Contesting the Colonial Logics of the International: Toward a Relational Politics for the Pluriverse. International Political Sociology, v. 10, n. 4, p. 369–382, dez. 2016.

SALDAÑA, P. Governo Bolsonaro exclui humanas de edital de bolsas de iniciação científica. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/04/governo-bolsonaro-exclui-humanas-de-edital-de-bolsas-de-iniciacao-cientifica.shtml>. Acesso em: 15 out. 2021.

SANTOS, B. DE S. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do sul. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2019.

TILLEY, L. Resisting Piratic Method by Doing Research Otherwise. Sociology, v. 51, n. 1, p. 27–42, 1 fev. 2017.

TORRES, C. A.; SCHUGURENSKY, D. The political economy of higher education in the era of neoliberal globalization: Latin America in comparative perspective. Higher Education, v. 43, n. 4, p. 429–455, 1 jun. 2002.

ZUBOFF, S. Surveillance Capitalism and the Challenge of Collective Action. New Labor Forum, v. 28, n. 1, p. 10–29, jan. 2019.

Downloads

Publicado

2022-09-01

Como Citar

Candido da Silva Lau, N. (2022). Revisando a economia política do conhecimento: o lugar do colonialismo na atividade acadêmica. Esboços: Histórias Em Contextos Globais, 29(51), 449–468. https://doi.org/10.5007/2175-7976.2022.e84404

Edição

Seção

Dossiê "Universidade e política: atores, conflitos e visões globais"