Sobre o gênio na estética de Schopenhauer

Autores

  • Maria Lúcia Cacciola Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1677-2954.2012v11nesp1p31

Palavras-chave:

Schopenhauer, Kant, metafísica do belo, gênio.

Resumo

Minha comunicação pretende apresentar um estudo da figura do gênio em Schopenhauer. A preocupação fundamental será a questão da especificidade da obra de arte em Schopenhauer como modo de conhecimento, a saber, “como metafísica do belo”. Nessa via analisaremos a característica própria do gênio em Schopenhauer, buscando estabelecer suas referências ao gênio em Kant, e questionando as afinidades e contrastes entre ambas as concepções. Trata-se de inquirir, por meio da filosofia da arte de Schopenhauer, se o gênio, na concepção pós-kantiana, guarda as mesmas características que as que lhe foram atribuídas por Kant na terceira Crítica. A intenção é a de pesquisar o alcance dessa questão diante da acusação de uma volta de Schopenhauer a uma posição pré-crítica.

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Publicado

2012-08-31

Edição

Seção

Artigos