Wittgenstein: ação, regras e aspectos

Autores

  • Mirian Donat Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1677-2954.2016v15n2p301

Resumo

O artigo trata do problema da ação voluntária a partir das observações de Wittgenstein sobre os conceitos de seguir regras e ver um aspecto. O ponto de partida será a distinção entre comportamento e ação, que deverá mostrar que, diferente dos comportamentos, a ação humana não pode ser reduzida às suas causas, mas tem de ser compreendida em termos das razões que a justificam. O objetivo será mostrar que, em Wittgenstein, esta diferença fundamenta-se na diferença entre o agir de acordo com a regra e o agir seguindo a regra. Além disso, o conceito de ver um aspecto nos ajuda a compreender que a voluntariedade da ação não pode ser reduzida a qualquer tipo de explicação empírica unitária, pois a voluntariedade ou não de uma ação não é algo que possa ser observado e descrito empiricamente, mas é algo que se mostra na ação enquanto aspectos da mesma.

Biografia do Autor

Mirian Donat, Universidade Estadual de Londrina

Professora do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Londrina e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual de Londrina na linha de Subjetividade e linguagem

Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos

Referências

CAVELL, Stanley. The claim of reason. New York; Oxford. Oxford University Press, 1979.

DAY, William & KREBS, Victor J. Seeing Wittgenstein anew. New York: Cambridge University Press, 2010.

HACKER, P. M. S. Natureza humana: categorias fundamentais. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MARQUES, A. O interior: linguagem e mente em Wittgenstein. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

MULHALL, Stephen. Seeing aspects. In: GLOCK, Hans-Johann. Wittgenstein: a critical reader. Oxford: Blackwell, 2001.

WITTGENSTEIN, L. Investigações Filosóficas. Segunda Edição. Trad. de José Carlos Bruni. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

WITTGENSTEIN, L. O livro azul. Lisboa: Edições 70, 1992.

WITTGENSTEIN, L. Observações sobre a filosofia da psicologia. Vol. I e II. Trad. de Ricardo H. P. Machado. Aparecida, SP: 2008.

WITTGENSTEIN, L. Últimos escritos sobre a filosofia da psicologia. Trad. de Antonio Marques, Nuno Venturinha e João Tiago Proença. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2007.

Downloads

Publicado

2016-12-17

Edição

Seção

Artigos