O existencial da liberdade: Hegel e as precondições da democracia
DOI:
https://doi.org/10.5007/1677-2954.2009v8n2p169Resumo
O artigo tenciona atualizar alguns aspectos fundamentais da Filosofi a Prática de Hegel com vistas àdiscussão atual sobre a democracia. Hegel oferece uma alternativa à compreensão básica do Políticonos grandes debates fi losófi cos atuais. Para ele, a sociedade civil e o estado não são, em primeiro lugar,espaços onde diferentes formas de poder são exercidas, cujas estruturas devem ser debatidas. Antes disso,o Político é o espaço da auto-efetivação de sujeitos na sua auto-compreensão como seres livres. Essaauto-compreensão precisa ser articulada pela fi losofi a. A discussão das formas de governo e das estruturasdas instituições públicas só pode ser iniciada a partir disso. Essa compreensão de si mesmo que determinatoda a vivência dos sujeitos ético-políticos é chamada aqui de “existencial da liberdade”: um existencialracional, comunitário e intersubjetivo. Este existencial articula-se como amor na família, como honraprofi ssional na sociedade civil, e, fi nalmente e mais perfeitamente, como patriotismo no estado, i.e., como“patriotismo da liberdade”. No fi nal do artigo, algumas consequências concretas dessa interpretação dateoria hegeliana para nossa compreensão da democracia contemporânea são explicadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à revista ethic@ o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na revista ethic@.
