Sentidos para atividades de leitura e escrita em escolas de ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2009v6n8p72Resumo
Este artigo apresenta as contribuições de um Programa de Extensão da FURB – Universidade Regional de Blumenau. O Programa, até 2008, era intitulado Sentidos para atividades de leitura e escrita na escola – este artigo corresponde a um olhar sobre o desenvolvimento do Programa em dois anos: 2007 e 2008. As comunidades contempladas são escolas públicas de Blumenau, mais precisamente, turmas de quartas-séries do Ensino Fundamental. No primeiro contato com as turmas, foram entregues questionários, objetivando perceber o conhecimento das crianças com relação aos temas propostos (comunidade e família). Nas outras visitas – uma por semana –, foram desenvolvidas atividades de leitura e escrita. Os alunos foram, ainda, convidados a pesquisar: na biblioteca, questionando parentes ou moradores da rua em que moram. Um dos resultados – apresentados mais detalhadamente ao longo do artigo – é a ampliação do conhecimento sobre história local – tanto por parte dos alunos e professores, quanto por parte dos acadêmicos envolvidos. Apesar de haver objetivos propulsores do Programa – como “criar condições para que alunos de quartas-séries leiam e escrevam textos, mais precisamente sobre questões familiares e comunitárias” –, uma das conclusões, com relação ao desenvolvimento do Programa, é a possibilidade de contribuir nas dimensões institucional, acadêmica e social. Muitas vezes essas contribuições podem nem ser imaginadas ao se idealizar um Programa.
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