Sentidos para atividades de leitura e escrita em escolas de ensino fundamental

Autores

  • Osmar de Souza Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Jeice Campregher Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2009v6n8p72

Resumo

 

Este artigo apresenta as contribuições de um Programa de Extensão da FURB – Universidade Regional de Blumenau. O Programa, até 2008, era intitulado Sentidos para atividades de leitura e escrita na escola – este artigo corresponde a um olhar sobre o desenvolvimento do Programa em dois anos: 2007 e 2008. As comunidades contempladas são escolas públicas de Blumenau, mais precisamente, turmas de quartas-séries do Ensino Fundamental. No primeiro contato com as turmas, foram entregues questionários, objetivando perceber o conhecimento das crianças com relação aos temas propostos (comunidade e família). Nas outras visitas – uma por semana –, foram desenvolvidas atividades de leitura e escrita. Os alunos foram, ainda, convidados a pesquisar: na biblioteca, questionando parentes ou moradores da rua em que moram. Um dos resultados – apresentados mais detalhadamente ao longo do artigo – é a ampliação do conhecimento sobre história local – tanto por parte dos alunos e professores, quanto por parte dos acadêmicos envolvidos. Apesar de haver objetivos propulsores do Programa – como “criar condições para que alunos de quartas-séries leiam e escrevam textos, mais precisamente sobre questões familiares e comunitárias” –, uma das conclusões, com relação ao desenvolvimento do Programa, é a possibilidade de contribuir nas dimensões institucional, acadêmica e social. Muitas vezes essas contribuições podem nem ser imaginadas ao se idealizar um Programa.

Biografia do Autor

Osmar de Souza, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Possui graduação em Letras pela Universidade do Vale do Itajaí (1974) , especialização em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1983) , mestrado em Sociologia de Política pelo Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1979) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994) . Atualmente é professor titular do Fundação Universidade Regional de Blumenau e Revisor de periódico da Atos de pesquisa em Educação. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Linguística. Atuando principalmente nos seguintes temas: Textualização, Textualidade.

http://lattes.cnpq.br/2785128666871302

Jeice Campregher, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Mestranda em Educação da FURB.

Downloads

Publicado

2009-12-15