Produção e difusão de material educativo para orientação nutricional de escolares de 7 a 10 anos do município de Florianópolis

Autores

  • Christiane Schneider dos Santos
  • Natália Trois Gomes Monteiro Pizza Hut - Florianópolis - SC
  • Heide Guache
  • Maria Elizabeth Peixoto Luna PMF- Florianópolis - SC
  • Suely Grosseman UFSC - Florianópolis - SC
  • Maria Alice Altenburg de Assis UFSC - Florianópolis - SC
  • Francisco de Assis Guedes de Vasconcelos UFSC - Florianópolis - SC

Resumo

A obesidade é um dos principais problemas de saúde pública da atualidade. Atenção especial tem sido direcionada à obesidade na infância, pois a sua ocorrência nesta fase da vida constitui importante fator preditivo desta doença na idade adulta. Neste artigo apresenta-se o processo de elaboração de um material educativo para orientação nutricional de crianças de 7 a 10 anos, composto por instrumentos lúdicos baseados no Guia da Pirâmide Alimentar visando à melhoria dos hábitos alimentares e à redução da prevalência da obesidade.

Biografia do Autor

Natália Trois Gomes Monteiro, Pizza Hut - Florianópolis - SC

Graduação em Nutrição pela UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Maria Elizabeth Peixoto Luna, PMF- Florianópolis - SC

Graduação em Farmácia pela UFSC. Especialização em saúde pública, planejamento e gerenciamento de serviços de saúde pela Fundação Oswaldo Cruz e Mestrado em saúde pública pela UFSC. Atualmente é farmacêutica bioquímica na Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Suely Grosseman, UFSC - Florianópolis - SC

Graduação em Medicina pela UFRJ, residência médica em pediatria no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira pela UFRJ, mestrado em Saúde Materno-Infantil no Institute of Child Health/ London University e doutorado em Engenharia de Produção, na área de concentração Ergonomia, pela UFSC. Atualmente, é professor adjunto do Departamento de Pediatria da UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Maria Alice Altenburg de Assis, UFSC - Florianópolis - SC

Graduação em Nutrição e em Farmácia e Bioquímica pela UFSC, especialização em Doutorado Sanduiche pela Institut de la Santé et de la Recherche Médical, especialização em Culinaire Dietétique pela Marie de Paris, mestrado em Ciência de Alimentos pela UNICAMP, doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC e pós-doutorado pela Conservatoire National des Arts et Metiers. Atualmente é professora adjunta IV da UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Francisco de Assis Guedes de Vasconcelos, UFSC - Florianópolis - SC

Graduação em Nutrição pela UFPB, especialização em Planejamento de Saúde pela ENSP, especialização em Saúde Pública pela UFPB , mestrado em Serviço Social pela UFPB e doutorado em Saúde Pública pela ENSP. Atualmente é professor titular da UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2004-01-01