Atividade física e saúde mental: relato de vivência

Autores

  • Fernando Teixeira dos Santos Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação Física
  • Fernanda de Oliveira Rodrigues Lopes Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação Física
  • Francielle Meira Mota Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação Física
  • Lísia Arantes Rodrigues Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação Física
  • Tamires Fernandes de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação Física
  • Patrícia Silvestre de Freitas Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2011v8n12p36

Resumo

Este trabalho trata-se do relato das experiências vivenciadas durante a disciplina Prática Pedagógica e Diversidade Humana (PIPE 4), realizada na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no curso de Educação Física, e tem por objetivo apresentar as experiências vivenciadas nessa disciplina, baseando-se no comportamento e interação entre o grupo e os pacientes de um projeto de extensão que atende pacientes com transtornos mentais. Para isso, utilizou-se uma metodologia qualitativa, caracterizando um estudo de caso descritivo, no qual se buscou mostrar, por meio de relatos de estagiários e monitores do projeto de extensão Atividade Física e Saúde Mental (AFISAM), como a Educação Física pode contribuir para a qualidade de vida de pessoas com transtornos mentais. Portanto, este trabalho foi resultado de relatos de vivências de estagiários e monitores do projeto ao longo de um semestre letivo. O projeto é composto de monitores, alunos e professores do curso de Educação Física, além de psicólogos e assistentes sociais dos CAPSs. As atividades foram ministradas por acadêmicos do curso de Educação Física, supervisionados por uma docente, coordenadora do programa, e buscaram propiciar  melhora na qualidade de vida dos pacientes que apresentam distúrbios mentais, tais como embotamento afetivo, humor deprimido, ansiedade, compulsão alimentar e neuroticismo. Conclui-se que essa prática influiu no comportamento dos pacientes, sugerindo que pode haver melhoras na qualidade de vida e no convívio social, além de evidenciar a necessidade de discussões acerca das possibilidades da Educação Física no contexto da saúde mental.

Biografia do Autor

Fernando Teixeira dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação Física

Estudante de graduação em Educação Física - UFU

Monitor do Projeto Atividade Física e Saúde Mental - AFISAM

Fernanda de Oliveira Rodrigues Lopes, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação Física

Estudante de graduação em Educação Física - UFU

Francielle Meira Mota, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação Física

Estudante de graduação em Edcuação Física - UFU

Lísia Arantes Rodrigues, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação Física

Estudante de graduação em Educação Física - UFU

Tamires Fernandes de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação Física

Estudante de graduação em Educação Física - UFU

Patrícia Silvestre de Freitas, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação Física

Docente do curso de Educação Física - UFU

Coordenadora do Projeto Atividade Física e Saúde Mental - AFISAM

Downloads

Publicado

2011-12-26