Atividade física e saúde mental: relato de vivência

Autores/as

  • Fernando Teixeira dos Santos Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação Física
  • Fernanda de Oliveira Rodrigues Lopes Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação Física
  • Francielle Meira Mota Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação Física
  • Lísia Arantes Rodrigues Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação Física
  • Tamires Fernandes de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação Física
  • Patrícia Silvestre de Freitas Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2011v8n12p36

Resumen

Este trabalho trata-se do relato das experiências vivenciadas durante a disciplina Prática Pedagógica e Diversidade Humana (PIPE 4), realizada na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no curso de Educação Física, e tem por objetivo apresentar as experiências vivenciadas nessa disciplina, baseando-se no comportamento e interação entre o grupo e os pacientes de um projeto de extensão que atende pacientes com transtornos mentais. Para isso, utilizou-se uma metodologia qualitativa, caracterizando um estudo de caso descritivo, no qual se buscou mostrar, por meio de relatos de estagiários e monitores do projeto de extensão Atividade Física e Saúde Mental (AFISAM), como a Educação Física pode contribuir para a qualidade de vida de pessoas com transtornos mentais. Portanto, este trabalho foi resultado de relatos de vivências de estagiários e monitores do projeto ao longo de um semestre letivo. O projeto é composto de monitores, alunos e professores do curso de Educação Física, além de psicólogos e assistentes sociais dos CAPSs. As atividades foram ministradas por acadêmicos do curso de Educação Física, supervisionados por uma docente, coordenadora do programa, e buscaram propiciar  melhora na qualidade de vida dos pacientes que apresentam distúrbios mentais, tais como embotamento afetivo, humor deprimido, ansiedade, compulsão alimentar e neuroticismo. Conclui-se que essa prática influiu no comportamento dos pacientes, sugerindo que pode haver melhoras na qualidade de vida e no convívio social, além de evidenciar a necessidade de discussões acerca das possibilidades da Educação Física no contexto da saúde mental.

Biografía del autor/a

Fernando Teixeira dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação Física

Estudante de graduação em Educação Física - UFU

Monitor do Projeto Atividade Física e Saúde Mental - AFISAM

Fernanda de Oliveira Rodrigues Lopes, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação Física

Estudante de graduação em Educação Física - UFU

Francielle Meira Mota, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação Física

Estudante de graduação em Edcuação Física - UFU

Lísia Arantes Rodrigues, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação Física

Estudante de graduação em Educação Física - UFU

Tamires Fernandes de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação Física

Estudante de graduação em Educação Física - UFU

Patrícia Silvestre de Freitas, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação Física

Docente do curso de Educação Física - UFU

Coordenadora do Projeto Atividade Física e Saúde Mental - AFISAM

Publicado

2011-12-26