Produção e oferta de mudas de espécies arbóreas de uso múltiplo, destinadas à produção familiar
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2009v6n8p120Resumo
O presente trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Ecologia Vegetal localizado no Viveiro Florestal do Centro de Ciências Agrárias – UFPB, em Areia – PB. Teve-se como objetivos capacitar agricultores em viveirismo (coleta, beneficiamento e armazenamento de sementes florestais; formação de viveiros e produção de mudas), produzir e distribuir mudas florestais (espécies de uso múltiplo), para cinco comunidades dos municípios de Areia e Alagoa Grande. Com este trabalho foram capacitadas 272 pessoas, em viveirismo, com ênfase em geração de trabalho, renda e inclusão social. A produção e a distribuição de mudas além de envolver diretamente as cinco comunidades de Areia e Alagoa Grande, beneficiou também outras comunidades de diferentes municípios paraibanos, bem como escolas, instituições religiosas e sindicatos, que tomaram conhecimento das ações e buscaram parcerias. Cerca de 140 mil mudas de 74 espécies florestais de uso múltiplo foram produzidas e distribuídas. O trabalho foi realizado no período de agosto de 2006 a novembro de 2006. Esta iniciativa mostrou que o viveirismo constitui uma atividade viável para a região, sendo capaz de contribuir para a melhoria do meio ambiente, além de gerar trabalho e renda.
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.