Aprendendo a matemática: ações integradoras entre a universidade e instituições de ensino básico
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2009v6n8p82Resumo
Laboratório NEEM: visitas educativas e Matemática Interativa Itinerante são projetos de extensão do programa Núcleo de Estudos de Ensino da Matemática – NEEM, desenvolvido na Universidade Regional de Blumenau (FURB) desde 1996. Esses projetos fundamentam-se na recepção de estudantes e professores que vêm à universidade e na organização de Mostras Interativas Itinerantes de Matemática (MIIM) que são realizadas nas dependências das escolas, a universidade vai às escolas. Os projetos têm como objetivos: contribuir para a desmistificação da matemática; divulgar e disponibilizar materiais didáticos elaborados no âmbito da Universidade; estimular a criação de laboratórios de Matemática nas escolas; contribuir para a formação continuada do professor. As estratégias de ação dão ênfase à construção e exploração pedagógica de materiais didáticos, ao incentivo para o desenvolvimento de atividades interdisciplinares e à orientação para a organização de laboratórios de Matemática nas escolas. No biênio 2008-2009, do projeto - Laboratório NEEM: visitas educativas - participaram, aproximadamente, 2.000 (dois mil) alunos do ensino básico, professores e graduandos, sendo realizadas 55 (cinqüenta e cinco) atividades matemáticas. Foram organizadas e desenvolvidas 9 (nove) Mostras Interativas Itinerantes de Matemática em 4 (quatro) municípios catarinenses (Blumenau, Indaial, Timbó e Rio do Sul), com a participação ativa de cerca de 5.500 (cinco mil e quinhentos) estudantes e profissionais da educação. As ações dos dois projetos têm possibilitado a interação profícua entre a Universidade e as instituições escolares de ensino básico e seus membros, com a desmistificação da matemática como abstrata e de difícil aprendizagem.
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.