Aprendendo a matemática: ações integradoras entre a universidade e instituições de ensino básico

Autores

  • Maria Adélia Bento Schmitt Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Márcia Aurélia Stopassoli Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Rosinéte Gaertner Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2009v6n8p82

Resumo

 

Laboratório NEEM: visitas educativas e Matemática Interativa Itinerante são projetos de extensão do programa Núcleo de Estudos de Ensino da Matemática – NEEM, desenvolvido na Universidade Regional de Blumenau (FURB) desde 1996. Esses projetos fundamentam-se na recepção de estudantes e professores que vêm à universidade e na organização de Mostras Interativas Itinerantes de Matemática (MIIM) que são realizadas nas dependências das escolas, a universidade vai às escolas. Os projetos têm como objetivos: contribuir para a desmistificação da matemática; divulgar e disponibilizar materiais didáticos elaborados no âmbito da Universidade; estimular a criação de laboratórios de Matemática nas escolas; contribuir para a formação continuada do professor. As estratégias de ação dão ênfase à construção e exploração pedagógica de materiais didáticos, ao incentivo para o desenvolvimento de atividades interdisciplinares e à orientação para a organização de laboratórios de Matemática nas escolas. No biênio 2008-2009, do projeto - Laboratório NEEM: visitas educativas - participaram, aproximadamente, 2.000 (dois mil) alunos do ensino básico, professores e graduandos, sendo realizadas 55 (cinqüenta e cinco) atividades matemáticas. Foram organizadas e desenvolvidas 9 (nove) Mostras Interativas Itinerantes de Matemática em 4 (quatro) municípios catarinenses (Blumenau, Indaial, Timbó e Rio do Sul), com a participação ativa de cerca de 5.500 (cinco mil e quinhentos) estudantes e profissionais da educação. As ações dos dois projetos têm possibilitado a interação profícua entre a Universidade e as instituições escolares de ensino básico e seus membros, com a desmistificação da matemática como abstrata e de difícil aprendizagem.

Biografia do Autor

Maria Adélia Bento Schmitt, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Professora do Departamento de Educação da FURB

Márcia Aurélia Stopassoli, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Possui graduação em Engenharia Química pelo Fundação Universidade Regional de Blumenau (1983) , graduação em Matemática pelo Fundação Universidade Regional de Blumenau (1990) e mestrado em Mestrado Em Educação Ensino Superior pelo Fundação Universidade Regional de Blumenau (1994) . Atualmente é professor titular do Fundação Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência na área de Matemática , com ênfase em Álgebra. Atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação, Ensino médio.

http://lattes.cnpq.br/0698366553225239

Rosinéte Gaertner, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Possui graduação em Matemática pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1984), mestrado em Educação Ensino Superior pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1994) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Atualmente é professor titular da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia de ensino, história oral e educação matemática, conseqüências pedagógicas, história da educação matemática e formação de professores.

http://lattes.cnpq.br/4937337398914224

Downloads

Publicado

2009-12-15