Estudo sobre empresas agroindustriais do município de Sombrio-SC
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2010v7n10p107Resumo
O estudo foi realizado com o objetivo de dinamizar o setor agroindustrial do município de Sombrio. Foi realizada pesquisa exploratória com coleta de dados e interpretação quantitativa e qualitativa através da amostragem de quinze agroindústrias, organizadas nos seguintes grupos: artesanato; silvicultura; laticínios/farináceos; processamento de vegetais e de carnes. Os produtores associados representaram 6%, dos quais 27% estão inseridos à COOPERSOMBRIO. A representatividade de produtores não associados foi de 67%, dos quais 27% estão receptivos ao associativismo. A mão de obra familiar é utilizada em 93% das agroindústrias, e a contratação de mão de obra terceirizada ocorre em 50% das agroindústrias. A falta de capacitação foi afirmada como empecilho para expansão em 86,6% das agroindústrias. A satisfação foi unanime no desenvolvimento da atividade, 60% afirmam a comercialização; 35% a realização profissional e 5% o manejo da produção. Para melhorar a unidade produtiva, foi apontada a divulgação/marketing (23,07%); o financiamento (23,07%); a infraestrutura (19,23%); a qualificação (19,23%); a assistência técnica (11,53%) e a fiscalização/tributação (7,69%). Na visão das agroindústrias, para melhoria da atividade, os órgãos públicos deveriam contemplar: a divulgação/marketing (28,57%); a infraestrutura (23,8%); o financiamento (19,04%); a qualificação (14,28%); a comercialização (9,52%); a pesquisa (4,76%). A COOPERSOMBRIO mostrou dificuldades no espaço físico, no acesso dos clientes, na pouca visibilidade dos produtos, na falta de marketing e na falta de recursos financeiros. As ações demonstram o caminho para o associativismo através da inserção das agroindústrias na COOPERSOMBRIO, inserindo projetos de qualificação em gestão, treinamento e assistência técnica empregadas pela EPAGRI e Secretaria da Agricultura.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.