Relato de uma experiência de vida: comunidade e rondonistas integrando saberes

Autores

  • Elisângela Sousa Ramos Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC - BA
  • Lucas Pereira de Souza Santos Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC - BA
  • Emily Verônica Rosa da Silva Feijó Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC - BA
  • Alcides Emanoel Espindola Bulhões Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC - BA

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2010v7n10p158

Palavras-chave:

Projeto Rondon, Interação, Comunidade

Resumo

Esse artigo relata a experiência em atividade de extensão de estudantes universitários desenvolvidas na cidade Caém-BA, em janeiro de 2010 na Operação Centro-Nordeste  do Projeto Rondon. A proposta executada foi construída por alunos da Universidade Estadual de Santa Cruz-BA (UESC) e se baseou na linha A, que aborda os campos da Cultura, Educação, Saúde, Direitos Humanos e Justiça.  As atividades desenvolvidas consistiam na implementação de ações participativas, que buscaram a formação dos sentimentos de responsabilidade social e vida coletiva, em prol da cidadania. Essa experiência extensionista permitiu a melhoria de todos os envolvidos, uma vez que, ampliou a visão do universitário e da comunidade, rompendo as barreiras do conhecimento e proporcionando a busca por soluções até então pontuais, mas que podem ser expandidas para muitas outras situações.

Biografia do Autor

Elisângela Sousa Ramos, Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC - BA

Residente em Saúde da Família (EESP -SESAB / EBMSP -SOC.HÓLON). Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC -BA. Atuou como voluntária em projetos extensionistas, dentre eles, o Jovem Socorrista (2007); 1 grama de Alegria (2008) e PET- Saúde (2009), todos na cidades de Itabuna- BA. Voluntariou ainda no setor Municipal da Vigilância Epidemiológica de Itabuna – BA (2009), em uma Unidade de saúde da Família, em Valença – BA (2009), na Assistência de Enfermagem no Manejo Clínico da Dengue - Projeto FORÇA TAREFA, no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna-BA, recebendo medalha de Honra ao Mérito, por relevância na contribuição; além do Projeto RONDON (2010), atuando na Operação Centro-Nordeste.

Lucas Pereira de Souza Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC - BA

Licenciando em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC - BA; Membro do Grupo de pesquisa em Farmacogenômica e Epidemiologia Molecular, com trabalhos na área da virologia focados no Vírus Linfotrópico de Células T-Humana (HTLV) compreendendo sua soroprevalencia, epidemiologia, fatores envolvidos na transmissão e dispersão, além da sua caracterização. Também atua como professor do Programa Universidade Para Todos, o qual tem como objetivo preparar pessoas oriundas do ensino público, para o ingresso ao Ensino Superior.

Emily Verônica Rosa da Silva Feijó, Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC - BA

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz –UESC-BA; Realiza pesquisas na área da Botânica com ênfase na Etnobotânica. Trabalha em projetos

que visam despertar o interesse da população pelas plantas medicinais, resgatando o conhecimento popular, incentivando o seu cultivo e alertando para os cuidados do uso correto, sendo essas atividades implementadas em escolas públicas com a presença dos pais, professores e alunos, desenvolvendo em todos os envolvidos noções de cooperação, responsabilidade e consciência ambiental. Também apresenta trabalhos ligados a produção de biomassa, teor e composição química de óleos essenciais.

Alcides Emanoel Espindola Bulhões, Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC - BA

Bacharelando em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC - BA; Membro-pesquisador do Comitê de Estudos de Direito Civil - CEDIC, grupo autônomo de estudo formado por acadêmicos de Direito;Membro/pesquisador do Grupo de Pesquisa Institucional em Direitos Humanos e fundamentais- GPDH/UESC; Colunista e Representante do Periódico É Direito na cidade de Valença-BA;

Downloads

Publicado

2010-12-27