Ressignificando a arte no envelhecer: resgatando as habilidades artístico-culturais dos idosos

Autores

  • Elaine Lima Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eloá Caliari Vahl UFSC
  • Suély Farias Silva UFSC
  • Angela Maria Alvarez UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2010v7n10p57

Resumo

Este artigo tem o objetivo de demonstrar como se deu a experiência do primeiro ano de atividades do Projeto Artístico-Cultural: Ressignificando a Arte no Envelhecer, desenvolvido no Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina, entre os meses de março e dezembro de 2009. Trata-se de um projeto de extensão iniciado em 2009, que congrega todos os grupos artístico-culturais do Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, considerados como subprojetos. Foram realizadas buscas no acervo do Núcleo sobre as reminiscências dos subprojetos, rearticulando-as dentro do propósito do Projeto: ressignificar o fazer artístico, dando-lhe um cunho educacional. O Projeto teve seu auge com a programação no estande do NETI exposto na 8ª Semana de Pesquisa e Extensão. O resultado foi a integração de todos os envolvidos: participantes idosos do Núcleo, acadêmicos dos projetos, professores dos cursos e demais profissionais, numa relação interdisciplinar, comunitária e universitária.


Biografia do Autor

Elaine Lima Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda do curso de Ciências Sociais do Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFH da Universidade Federal de Santa Catarina.

Estagiária do Núcleo de Estudos da Terceira Idade - NETI do Departamento de Extensão da Pró Reitoria de Pesquisa e Extensão - PRPE.

Eloá Caliari Vahl, UFSC

Professora Aposentada do Centro de Ciências da Educação - CED da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Funcionária da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos - FEPESE, atuando como professora dos cursos oferecidos pelo Núcleo de Estudos da Terceira Idade - NETI do Departamento de Projetos e Extensão - DPE da Pró Reitoria de Pesquisa e Extensão - PRPE.

Suély Farias Silva, UFSC

Graduanda do curso de Matemática Licenciatura do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas - CFM da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Bolsista do projeto de extensão Projeto Artístico Cultural: ressignificando a arte no envelhecer do Núcleo de Estudos da Terceira Idade - NETI do Departamento de Projetos e Extensão - DPE da Pró Reitoria de Pesquisa e Extensão - PRPE.

Angela Maria Alvarez, UFSC

Membro pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Cuidado de Saúde com Pessoas Idosas, professora adjunta II da Universidade Federal de Santa Catarina com atuação na graduação e pós-graduação. Coordenadora - Núcleo de Estudos da Terceira Idade e coordenadora do Curso de Especialização em Gerontologia- NETI/UFSC.

Downloads

Publicado

2010-12-25