Programa para ensino de comportamentos de autocuidados, cognitivos e sociais para jovem com necessidades especiais

Autores

  • Olga Mitsue Kubo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Flora Moura Lorenzo Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Hindira Naomi Kawasaki Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2010v7n10p9

Resumo

Apesar das Políticas de reforma na Educação, ainda há dificuldades em garantir aos alunos com deficiência sua aprendizagem efetiva devido à estrutura do sistema educacional que não proporciona condições apropriadas para capacitar profissionais a promoverem aprendizagens aos mesmos. Uma das principais decorrências é a manutenção da estigmatização da dificuldade de aprender apresentada pelos alunos. A intervenção realizada no período de março a dezembro de 2008 foi destinada a uma jovem com necessidades especiais, com objetivo de ensinar-lhe os comportamentos básicos para a aquisição da leitura por meio da aplicação de um programa de ensino desenvolvido a partir da caracterização do seu repertório comportamental inicial. O programa foi construído a partir do software Mestre (GOYOS e ALMEIDA, 1994), constituído por procedimento de escolha segundo modelo. Foram elaborados exercícios que proporcionaram relações de equivalência entre estímulos sonoros e figuras, e relações de controle da resposta de nomear por ambos os estímulos, pré-requisitos para desenvolver o “comportamento objetivo”. Os resultados possibilitam demonstrar que, dentre um conjunto de 30 figuras, a resposta “nomear” sob controle das figuras foi assegurada em relação a 15 figuras, parcialmente em 9 e insuficientemente em 6. Outras respostas também foram adquiridas: “solicitar ajuda”, “inventar palavras”, “recombinar sílabas” e “corrigir-se”, que substituíram comportamentos que usualmente apresentava para fugir ou esquivar de atividades escolares e que são importantes para a aquisição da leitura e demais aprendizagens. Além do desempenho obtido, a própria execução, permanência e atenção nas atividades denotam mudanças que auxiliam no desenvolvimento de seu repertório acadêmico.

Biografia do Autor

Olga Mitsue Kubo, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Psicologia, área processos comportamentais básicos e aprendizagem

Flora Moura Lorenzo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Formada em Psicologia e aluna da Licenciatura em Psicologia da UFSC.

Hindira Naomi Kawasaki, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Formada em Psicologia e aluna da Licenciatura em Psicologia da UFSC.

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Publicado

2010-12-24