Programa para ensino de comportamentos de autocuidados, cognitivos e sociais para jovem com necessidades especiais

Autores/as

  • Olga Mitsue Kubo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Flora Moura Lorenzo Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Hindira Naomi Kawasaki Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2010v7n10p9

Resumen

Apesar das Políticas de reforma na Educação, ainda há dificuldades em garantir aos alunos com deficiência sua aprendizagem efetiva devido à estrutura do sistema educacional que não proporciona condições apropriadas para capacitar profissionais a promoverem aprendizagens aos mesmos. Uma das principais decorrências é a manutenção da estigmatização da dificuldade de aprender apresentada pelos alunos. A intervenção realizada no período de março a dezembro de 2008 foi destinada a uma jovem com necessidades especiais, com objetivo de ensinar-lhe os comportamentos básicos para a aquisição da leitura por meio da aplicação de um programa de ensino desenvolvido a partir da caracterização do seu repertório comportamental inicial. O programa foi construído a partir do software Mestre (GOYOS e ALMEIDA, 1994), constituído por procedimento de escolha segundo modelo. Foram elaborados exercícios que proporcionaram relações de equivalência entre estímulos sonoros e figuras, e relações de controle da resposta de nomear por ambos os estímulos, pré-requisitos para desenvolver o “comportamento objetivo”. Os resultados possibilitam demonstrar que, dentre um conjunto de 30 figuras, a resposta “nomear” sob controle das figuras foi assegurada em relação a 15 figuras, parcialmente em 9 e insuficientemente em 6. Outras respostas também foram adquiridas: “solicitar ajuda”, “inventar palavras”, “recombinar sílabas” e “corrigir-se”, que substituíram comportamentos que usualmente apresentava para fugir ou esquivar de atividades escolares e que são importantes para a aquisição da leitura e demais aprendizagens. Além do desempenho obtido, a própria execução, permanência e atenção nas atividades denotam mudanças que auxiliam no desenvolvimento de seu repertório acadêmico.

Biografía del autor/a

Olga Mitsue Kubo, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Psicologia, área processos comportamentais básicos e aprendizagem

Flora Moura Lorenzo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Formada em Psicologia e aluna da Licenciatura em Psicologia da UFSC.

Hindira Naomi Kawasaki, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Formada em Psicologia e aluna da Licenciatura em Psicologia da UFSC.

Publicado

2010-12-24