Atenção em saúde bucal em nível hospitalar: relato de experiência de integração ensino/serviço em odontologia

Autores

  • Andréa Silvia Walter de Aguiar Universidade Federal do Ceará
  • Mariana Vasconcelos Guimarães Universidade Federal do Ceará
  • Raisa Maria Peixoto de Morais Universidade Federal do Ceará
  • Jaime Luiz Araújo Saraiva Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2010v7n9p100

Palavras-chave:

Saúde Bucal, Educação em Saúde, Higiene Bucal

Resumo

 

A cavidade bucal sadia está intimamente ligada à saúde geral e à qualidade de vida. Ações em Educação em Saúde Bucal são de extrema importância no incentivo à prática de higiene oral da população. É essencial que haja um desenvolvimento de ações inerentes às questões da saúde bucal em pacientes hospitalizados, através de métodos educativos e preventivos. Neste contexto, alunos do Projeto de Extensão Universitária do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará atenderam às necessidades dos pacientes do Instituto Dr. José Frota referentes às ações coletivas em higiene oral. As atividades se iniciaram em novembro de 2007, sendo realizadas aos domingos, através de 15 alunos distribuídos em grupos, com propósito de favorecer o trabalho em equipe assim como a troca de atividades de diversão pela prática da solidariedade. As orientações acerca da higiene oral foram feitas através da utilização de macromodelos, folders, espelhos, dentifrícios fluoretados e escovas de dentes. Todas as observações foram anotadas em um formulário específico – dos dados sociodemográficos às condições de saúde bucal – a fim de conhecer a realidade sob olhar da epidemiologia e tornar possível a proposição de políticas de saúde bucal na Instituição. Em dois anos de atuação, foram assistidos 385 pacientes e verificou-se que a internação prolongada e/ou o impedimento de execução do autocuidado faz com que a higiene oral não seja priorizada, sendo necessária a implementação de atividades educativas em um ambiente de trabalho ainda pouco comum ao cirurgião-dentista, mas muito promissor aos desígnios da Odontologia, o ambiente hospitalar.

Biografia do Autor

Andréa Silvia Walter de Aguiar, Universidade Federal do Ceará

Professora Adunto do Curso de Odontologia da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem. Setor de Estudos: Saúde Coletiva

Mariana Vasconcelos Guimarães, Universidade Federal do Ceará

Acadêmica do 8º Semestre do Curso de Odontologia da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da Universidade Federal do Ceará.

Raisa Maria Peixoto de Morais, Universidade Federal do Ceará

 

Acadêmica do 10º Semestre do Curso de Odontologia da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da Universidade Federal do Ceará.

 

Jaime Luiz Araújo Saraiva, Universidade Federal do Ceará

 

Acadêmico do 5º Semestre do Curso de Odontologia da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da Universidade Federal do Ceará.

 

Downloads

Publicado

2010-07-19