Atenção em saúde bucal em nível hospitalar: relato de experiência de integração ensino/serviço em odontologia
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2010v7n9p100Resumo
A cavidade bucal sadia está intimamente ligada à saúde geral e à qualidade de vida. Ações em Educação em Saúde Bucal são de extrema importância no incentivo à prática de higiene oral da população. É essencial que haja um desenvolvimento de ações inerentes às questões da saúde bucal em pacientes hospitalizados, através de métodos educativos e preventivos. Neste contexto, alunos do Projeto de Extensão Universitária do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará atenderam às necessidades dos pacientes do Instituto Dr. José Frota referentes às ações coletivas em higiene oral. As atividades se iniciaram em novembro de 2007, sendo realizadas aos domingos, através de 15 alunos distribuídos em grupos, com propósito de favorecer o trabalho em equipe assim como a troca de atividades de diversão pela prática da solidariedade. As orientações acerca da higiene oral foram feitas através da utilização de macromodelos, folders, espelhos, dentifrícios fluoretados e escovas de dentes. Todas as observações foram anotadas em um formulário específico – dos dados sociodemográficos às condições de saúde bucal – a fim de conhecer a realidade sob olhar da epidemiologia e tornar possível a proposição de políticas de saúde bucal na Instituição. Em dois anos de atuação, foram assistidos 385 pacientes e verificou-se que a internação prolongada e/ou o impedimento de execução do autocuidado faz com que a higiene oral não seja priorizada, sendo necessária a implementação de atividades educativas em um ambiente de trabalho ainda pouco comum ao cirurgião-dentista, mas muito promissor aos desígnios da Odontologia, o ambiente hospitalar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.