O projeto de extensão “Pensando a geografia e seus conceitos-chave” e as articulacões extensão, ensino e pesquisa

Rosalvo Nobre Carneiro, Clefson Fernandes

Resumo


 

A tríade Ensino, Pesquisa e Extensão são os pilares de sustentação para a atividade acadêmica no âmbito da universidade. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar a inter-relação entre as atividades de extensão, ensino e pesquisa do Projeto de Extensão “Pensando a Geografia e seus conceitos-chave”, desenvolvido no Curso de Geografia do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), localizado em Pau dos Ferros. Foram desenvolvidas diversas atividades no decorrer deste projeto, durante os anos de 2007 e 2008, como os Espaços de Diálogos Temáticos (EDT) realizados na universidade, as Oficinas Temáticas em escolas de ensino fundamental e médio de Pau dos Ferros, a realização de um seminário, além de produções científicas a partir destes. Mais de 300 pessoas foram envolvidas no projeto, incluindo professores e alunos da educação básica e do curso de geografia do CAMEAM. O referido projetovem desempenhado o papel que lhe é atribuído no contexto sócio-espacial de Pau dos Ferros, ao articular o ensino e a pesquisa na busca de melhorias para a educação local e para a formação de profissionais qualificados.


Palavras-chave


Educação básica; Extensão; Ensino de Geografia

Texto completo:

PDF-A


DOI: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2010v7n9p111



Extensio: R. Eletr. de Extensão, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1807-0221.