Curso de extensão em karate UFRGS

Autores

  • Tiago Oviedo Frosi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Denise Pivatto Marzec Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Alberto de Oliveira Monteiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2010v7n9p120

Resumo

 

O Curso de Extensão em Karate da Escola de Educação Física da UFRGS é oferecido gratuitamente à comunidade universitária no Ginásio Bugre Lucena, desde 2008. Os pilares que fundamentam a proposta do curso são a transdisciplinaridade, a complexidade e a pedagogia da autonomia, revisitadas na ótica da ciência dentro da consciência, proposta nos últimos anos por proeminentes estudiosos. Neste relato de experiência, apresentamos a proposta do curso e as percepções do grupo de participantes das duas primeiras edições. As informações coletadas apontam para melhoras no quadro geral de saúde levando em consideração aspectos nas esferas corporais, mentais, vitais, sociais, culturais, ambientais e espirituais dos participantes.

 

Biografia do Autor

Tiago Oviedo Frosi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF-UFRGS). Participa do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte (NEHME) do Centro de Estudos Olímpicos da UFRGS. Ministra na UFRGS o 'Curso de Extensão em Karate', aberto a toda comunidade da Universidade. Professor de Karate, reg. CBK nº: 1.295.

C.L.: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4261681T3

Denise Pivatto Marzec, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Estudante de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica, UFRGS. Engenheira Eletricista pela Escola de Engenharia da UFRGS. Atua junto ao Grupo de Modelagem e Análise de Sistemas de Potência, na linha de pesquisa de Identificação e Localização de Faltas. Praticante de Karate, reg. FGK nº: 04-1390.

C.L.: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4239141U0

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (Portugal). Professora adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da ESEF/UFRGS. Tutora do grupo PET Educação Física UFRGS. Coordena o Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte (NEHME) do Centro de Estudos Olímpicos da UFRGS.

C.L.: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4728208T3

Alberto de Oliveira Monteiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (Portugal). Professor assistente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física.

 

C.L.:  http://lattes.cnpq.br/3544163648418405

Publicado

2010-07-19