A integração entre a universidade e as instituições escolares: um estudo das Semanas de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC

Autores

  • Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2010v7nespp93

Resumo

Apresenta-se um estudo em que foram analisados os resumos dos trabalhos apresentados nas oito edições da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX) realizadas no período de 2000 a 2009 na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Essa análise desenvolveu-se com base nos conteúdos apresentados nos trabalhos/resumos de oficinas, mini-cursos, estandes e pôsteres que tomam a escola como objeto de suas ações/reflexões. O estudo teve como objetivo possibilitar a ampliação e o fortalecimento da inter-relação/integração entre a universidade e as instituições escolares no âmbito da produção e divulgação de conhecimentos da pesquisa, ensino e extensão na área educacional. Sob uma abordagem qualitativa e quantitativa mediante estudo exploratório de caráter bibliográfico, foi realizada a análise de conteúdo dos resumos dos trabalhos apresentados nas oito edições das SEPEXs/UFSC. O artigo tem como contribuições teóricas os estudos de Canário (1996), Sacristán (1998), Brandão (2002) Shiroma, Campos e Garcia (2009), Marin (1995), Sayão (2003) e Pinto (2003). Os resultados apresentados propõem o debate no âmbito da UFSC e das instituições escolares, pois apresentam um levantamento dos olhares, ações e inserções no âmbito das escolas, nos diferentes campos do conhecimento e pelos diversos centros de ensino. Tal debate visa, por meio do diálogo, refletir sobre as formas com que o conhecimento científico possa constituir-se em uma base para pensar a escola e que permita criar métodos próprios e mais sólidos de investigação, análise e intervenção ético-social para e com essa própria escola.

Biografia do Autor

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Pedagogia, Habilitação em Orientação Educacional e Magistério pela Associação Catarinense de Ensino (1985), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é professor adjunto i da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, formação de professores, educação, escolarização e práticas escolares.

Downloads

Publicado

2010-11-04

Edição

Seção

50 ANOS UFSC