As artes visuais como campo de conhecimento no projeto arte na escola - DAC/UFSC

Autores

  • Richard Perassi Luiz de Sousa ufsc

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2011v8n11p16

Palavras-chave:

Conhecimento – Arte, Ensino de Arte, História da Arte

Resumo

Este texto apresenta e justifica o conteúdo trabalhado no curso de extensão “As Artes Visuais como campo de conhecimento”, que foi promovido pelo Departamento Artístico Cultural – DAC/UFSC, dentro do projeto “Arte na Escola”. O curso foi dirigido a professores de Arte e também recebeu outros interessados no estudo de Artes Visuais com foco na produção contemporânea. A arte se justifica como campo de conhecimento, visto que, ao longo de sua história, foram desenvolvidos muitos saberes, tecnologias e conhecimentos aplicados ao desenvolvimento das atividades artísticas. Além disso, cada obra de arte única e inovadora representa um testemunho de seu tempo e oferece um novo conjunto de conhecimentos que amplia o acervo cultural da humanidade. Por fim, os conhecimentos e os produtos artísticos são também aplicados no desenvolvimento de outras áreas do conhecimento.

Biografia do Autor

Richard Perassi Luiz de Sousa, ufsc

Professor do Departamento de Expressão Gráfica -CCE/UFSC, atuante nos cursos de graduação e mestrado em Design e no Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestãodo Conhecimento - UFSC.

Downloads

Publicado

2011-07-27