Etapas para a elaboração de um guia prático de procedimentos de coleta e preparo de amostras para a detecção de patógenos virais em camarões peneídeos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2011v8n12p100Resumo
Tendo em vista o considerável crescimento da carcinicultura no Brasil, e com ele a ocorrência de enfermidades, acompanhadas de perdas econômicas significativas no setor, os alunos do projeto de extensão do Laboratório de Biomarcadores de Contaminação Aquática e Imunoquímica (LABCAI), o qual integra o Núcleo de Estudos em Patologia Aquícola (NEPAq), reuniram informações sobre o diagnóstico de enfermidades virais em camarões peneídeos, realizado no laboratório, bem como sobre os métodos de coleta e preparo de amostras para essas análises laboratoriais, visando a elaboração de um guia prático de procedimentos. Esse guia prático visa orientar o produtor, o agente em sanidade, o extensionista e as demais pessoas interessadas sobre as etapas que ocorrem desde a coleta dos animais nas fazendas até o diagnóstico laboratorial final. A elaboração do guia foi efetuada com base nos parâmetros e procedimentos de diagnósticos rotineiramente utilizados pelo LABCAI e na avaliação da qualidade de amostras coletadas nos cultivos e em laboratórios de produção de pós-larvas. A primeira versão do guia foi submetida a uma avaliação preliminar, através de um questionário estruturado, cujo resultado forneceu subsídios para a elaboração da versão final. Uma vez concluída, essa segunda versão será submetida a uma nova avaliação pelo público-alvo e, em seguida, o guia será utilizado como material educativo e de orientação e divulgação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons
, para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.
