Extensão e formação docente na escola: projetos em diálogo

Autores

  • Jacqueline de Fatima dos Santos Morais UERJ
  • Mairce da Silva Araújo UERJ
  • Guilherme Val Toledo Prado UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2012v9n13p91

Palavras-chave:

Escola básica, Narrativa docente

Resumo

 

O presente texto coloca em diálogo experiências em formação continuada de professores/as desenvolvida por dois grupos de pesquisa: o VOZES da Educação - Núcleo de Pesquisa e Extensão: Vozes da Educação: Memória(s) e História(s) e Formação de Professores(as), sediado na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e o GEPEC – Grupo de Pesquisa e Estudos em Formação Continuada, sediado na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, em Campinas, no Brasil. Estes grupos entendem que os processos formativos docentes devem ser  centrados na escola, nas narrativas e experiências docentes, e não nas  experiências e narrativas dos formadores docentes. Desta forma, compartilharemos algumas experiência de formação continuada que tem sido desenvolvidas em São Gonçalo e Campinas como o "Forum de Alfabetização, Leitura e Escrita" e o "Fala Outra Escola".

Biografia do Autor

Jacqueline de Fatima dos Santos Morais, UERJ

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando na Faculdade de Formação de Professores e no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira CAp/UERJ. É líder do Grupo de Pesquisa "Formação em diálogo: narrativas de professoras, currículos e culturas". É pesquisadora do "Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação História e Memória das Escolas de São Gonçalo".

Mairce da Silva Araújo, UERJ

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Barra do Piraí (1982), Mestrado em Mestrado Em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1994), Doutorado em Doutorado Em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), atualmente encontra-se em Estágio de Pós-doutoramento, tendo encerrado uma primeria etapa em Portugal, financiado pela Capes, sob a supervisão do Prof Dr. Ricardo Vieira, está em fase de conlusão da segunda etapa, na UNICAMP, sob a supervisão do Prof Dr. Guilherme do Val Toledo Prado. È Professora Adjunta da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, do Mestrado em Educação: processos formativos e desigualdades sociais e Procientista. É vice-líder do diretório Vozes da Educação, Memória(s), História(s) e Formação docente, e também pesquisadora associada ao Grupo de Alfabetização das crianças da classes populares coordenado pela Profª Regina Leite Garcia na Universidade Federal Fluminense.

Guilherme Val Toledo Prado, UNICAMP

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Estadual de Campinas (1987), mestrado em METODOLOGIA DE ENSINO pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em LINGÜÍSTICA APLICADA - Ensino e Aprendizagem de Língua Materna- pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Realizou estágio pós-doutoral pelo Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro (Portugal), em 2007-2008. Membro da Rede de Investigações "Novos saberes dos cidadãos, novos desafios à formação de professores", do Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa, da Universidade de Aveiro (Portugal), coordenado pela Profa. Dra. Idália Sá-Chaves. Atualmente é professor doutor na Faculdade de Educação da UNICAMP e coordenador do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Prática de Ensino e Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como consultoria e assessoria à projeto educativos centrados na escola,

Downloads

Publicado

2012-11-21