Estudando os falsos amigos e fazendo novos amigos: uma aproximação aos dicionários bilíngues espanhol/português

Autores

  • Mariana Francis Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Josiane Soares Rodrigues UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2012v9n14p13

Palavras-chave:

Lexicografia pedagógica, Dicionários bilíngues, Língua Espanhola, Falsos amigos

Resumo


Nesse texto se relatam experiências de trabalhos realizados no marco do ‘Programa de Formação e Ensino de Línguas – PROFEL’ e vinculados ao projeto ‘Observatório da Educação – núcleo de pesquisa/extensão: formação continuada em leitura, escrita e oralidade’ (CAPES / INEP). O objetivo principal da proposta foi elaborar e aplicar atividades didáticas que envolvessem o uso de dicionários bilíngues (DB) para o estudo dos falsos amigos linguísticos na disciplina de Língua Espanhola, em ambiente escolar. Mediante o estudo de pressupostos teóricos quanto à Lexicografia Pedagógica, foram selecionados, elaborados, aplicados e divulgados, entre alunos e professores de escolas públicas, materiais didáticos destinados a incentivar o desenvolvimento de habilidades de consulta em DB. Essa proposta foi desenvolvida no período de agosto de 2011 a julho de 2012, obtendo-se como resultados a aproximação dos participantes ao DB, quanto gênero textual, promovendo um aproveitamento das informações que disponibiliza e, em consequência, propiciando uma melhoria no ensino e na aprendizagem da língua espanhola.

Biografia do Autor

Mariana Francis, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Possui licenciatura em Letras Português Espanhol (2001) e especialização em Língua, Literatura e Ensino de Língua Espanhola (2003), ambas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, e mestrado em Estudos da Linguagem (2010), pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Professora da UNIOESTE no campus de Foz do Iguaçu desde 2003. Tem experiência na área de Letras com ênfase em Língua Espanhola atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Língua Espanhola e culturas hispânicas; estudo do léxico; Lexicografia.

Josiane Soares Rodrigues, UNIOESTE

Possui graduação em Letras (2012) pela UNIOESTE.

Downloads

Publicado

2012-12-16