Valorização do produto de grupos produtivos de pequeno porte a partir de uma nova embalagem: o caso de uma embalagem de farinha de mandioca

Autores

  • Bruna Pasquali Plentz UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina NGD - Núcleo de Gestão de Design
  • Douglas da Silva UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina NGD - Núcleo de Gestão de Design
  • Giselle Schmidt Díaz Merino UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina NGD - Núcleo de Gestão de Design
  • Eugenio Andrés Díaz Merino UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina NGD - Núcleo de Gestão de Design
  • Leila Amaral Gontijo UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2012v9n14p55

Palavras-chave:

Gestão de Design, Design de Produto, Agricultura Familiar, Farinha de Mandioca, Embalagem

Resumo


A necessidade de valorizar a produção e conseqüentemente os produtos gerados por pequenos produtores vem requerendo o envolvimento de diversas áreas, dentre elas o design. Por meio da criação de identidades visuais (marcas) e embalagens, vem auxiliando estes produtos na sua inserção no mercado. Desta forma, este artigo objetiva apresentar o desenvolvimento de uma embalagem para o acondicionamento de farinha de mandioca Premium para ser levada à mesa, tendo como base aspectos culturais e de identificação do produto para uma das cooperativas atendidas. A atividade de criação da embalagem foi feita para o projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina, intitulado “Valorização e Proteção da Produção de Pequenos Produtores: Cooperativas em Santa Catarina”, coordenado pelo Professor Eugenio Andrés Díaz Merino. Este projeto também é parte dos resultados alcançados por um projeto internacional denominado Valorização da Produção de Grupos Produtivos de Pequeno Porte Vinculados a Sua Origem, Com Base na Competitividade, Diferenciação e Sustentabilidade, que contou com a participação da Venezuela, Peru e Brasil. A metodologia utilizada se dividiu em duas fases, sendo a primeira de levantamento de informações sobre a problemática e uma segunda, de cunho prático, se utilizando do Guia de Orientação para o Desenvolvimento de Produtos (GODP) tendo como resultados três propostas. Finalmente foi possível identificar a importância da inserção da Gestão de Design para alcançar a valorização por meio da diferenciação e aumento de competitividade na Cooperativa beneficiada.

Biografia do Autor

Bruna Pasquali Plentz, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina NGD - Núcleo de Gestão de Design

Graduanda desde 2010.1 em Design de Produto pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora de iniciação científica do NGD - Núcleo de Gestão de Design

Douglas da Silva, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina NGD - Núcleo de Gestão de Design

Graduando desde 2010.1 em Design de Produto pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador de iniciação científica do NGD - Núcleo de Gestão de Design

Giselle Schmidt Díaz Merino, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina NGD - Núcleo de Gestão de Design

Mestrado em Design e Expressao Gráfica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil(2010).
Pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Eugenio Andrés Díaz Merino, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina NGD - Núcleo de Gestão de Design

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 | Orientador de Mestrado | Orientador de Doutorado
Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil(2000).
Associado II da Universidade Federal de Santa Catarina , Brasil. Coordenador do Núcleo de Gestão de Design - NGD.

Leila Amaral Gontijo, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Orientador de Mestrado | Orientador de Doutorado
Doutorado em Ergonomie pelo Universite de Paris XIII (Paris-Nord), França(1987).
Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina , Brasil.

Downloads

Publicado

2012-12-16