Extensão e Compromisso Social: 30 anos do Núcleo de Estudos da Terceira Idade – NETI

Autores

  • Flora Moritz da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Pedro Antônio de Melo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rudimar Antunes da Rocha Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2013v10n15p11

Resumo

 

Nas próximas décadas quase um terço da população brasileira será idosa, sendo relevante compreender a situação da terceira idade para assegurar a cidadania dos idosos e de toda a sociedade. O NETI foi um dos pioneiros no Brasil a lutar pela Terceira Idade nas universidades brasileiras e o presente trabalho visa conhece-lo desde o seu surgimento, para compreender as práticas de compromisso social ali desenvolvidas. Para tanto, resgatou-se os conceitos de terceira idade, universidade pública, extensão e compromisso social e desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa-descritiva, através de bibliografias, documentos institucionais e entrevistas semiestruturadas com coordenadora, fundadora e representações estudantis do Núcleo, e acompanhamento do Curso Previdência e Cidadania em 2012/2. Foi encontrado um Núcleo iniciado por meio de pesquisa das aspirações da comunidade e levantado junto aos alunos voluntários. A série de cursos abrangendo política, previdência e cidadania a partir de 2011 como resposta à demanda dos alunos mostra que o Núcleo continua dialogando com todos os seus membros. As práticas desenvolvidas relevam um alto grau de compromisso social, onde o foco é a emancipação e a realização dos sujeitos, sendo de grande valia à sociedade.

Biografia do Autor

Flora Moritz da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Ciências da Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2010) e Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração - CPGA/UFSC (2013). Atualmente doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração - CPGA/UFSC e pesquisadora do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária - INPEAU.

Pedro Antônio de Melo, Universidade Federal de Santa Catarina

Pedro Antônio de Melo possui graduação em Letras - Português e Literatura Brasileira; Especialização em Recursos Humanos; Mestrado em Administração  e Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui pós-doutorado em Educação Superior, pelo Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e o Caribe   IESALC, da Unesco; É Especialista em Gestão Universitária pelo CRUB - Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras e pela OUI - Organização Universitária Interamericana (2004). Recebeu o título de Doutor Honoris Causa, pela Honorable Academia Mundial de Educación   HAME (2012), em Porto Rico. É avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira   INEP e do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina - CEE. Coordenador de Grupo de pesquisa no CNPq. É professor da UFSC, onde leciona na graduação, mestrado e doutorado, no Departamento de Ciências da Administração - CAD, e nos Programas de Pós-Graduação em Administração   CPGA e Administração Universitária - PPGAU. Atualmente é Coordenador do Mestrado Profissional em Administração Universitária e Diretor do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária - INPEAU. É Editor da Revista Gestão Universitaria na América Latina   GUAL e Coordenador do Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária nas Américas.

Rudimar Antunes da Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Associado 3, do Departamento de Ciência da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Ênfase acadêmico e linhas de pesquisa: Gestão Universitária, Marketing e Estratégia Empresarial. Tem vários artigos publicados em revistas científicas (qualis) e eventos nacionais e internacionais.

Downloads

Publicado

2013-09-16

Edição

Seção

Núcleo de Estudos da Terceira Idade (ARTIGOS)