Ginásitca Laboral para os Técnicos Administrativo e em Assuntos Educacionais da UFRGS

Autores

  • Brandel José Pacheco Lopes Filho Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Gama Filho
  • Kelly Andara de Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Joana Noronha Louzada Magni Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2014v11n17p114

Resumo

 

O projeto de extensão universitária intitulado “Movimente-se com o PET: ginástica laboral na ESEF/UFRGS” oferece sessões de ginástica laboral, semanalmente, aos técnicos administrativos e em assuntos educacionais, como também, aos funcionários terceirizados da Escola de Educação Física da UFRGS. A ginástica laboral é oferecida, gratuitamente, desde o ano de 2007 com o objetivo de oportunizar a prática regular de exercícios físicos, prevenir lesões por esforços repetitivos e doenças ocupacionais resultantes das funções profissionais, além de sensibilizar para a importância das práticas corporais/esportivas como um dos aspectos fundamentais para a qualidade de vida. As sessões são planejadas e ministradas pelos bolsistas do Programa de Educação Tutorial de Educação Física, contando com a colaboração de alunos voluntários dos cursos de graduação em Educação Física. O presente artigo apresenta o relato do projeto e, especialmente, a avaliação dos técnicos e funcionários atendidos no ano de 2010.

Biografia do Autor

Brandel José Pacheco Lopes Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Gama Filho

Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF-UFRGS). Bolsista egressa do Programa de Educação Tutorial ESEF/UFRGS. Professor/treinador de Karate. Professor do projeto de extensão em Práticas Integrativas da UFRGS. Membro do Centro de Estudos Olímpicos ESEf/UFRGS.

Kelly Andara de Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora de Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista egressa do Programa de Educação Tutorial ESEF/UFRGS. Atua, principalmente, na área de Ginástica Laboral e Desenvolvimento Motor.

Joana Noronha Louzada Magni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Educação Física pela UFRGS. Trabalha, principalmente, na área de musculação, ginástica laboral e natação. Bolsista egressa do Programa de Educação Tutorial PET/ESEF e bolsista egressa de iniciação científica, com ênfase em Desenvolvimento motor.

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto. Professora adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da ESEF/UFRGS. Tutora do grupo PET Educação Física UFRGS. Coordena o Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física (NEHME).

Downloads

Publicado

2014-10-09

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA