Extensão Universitária: Espaço de Aprendizagem Profissional e Suas Relações com o Ensino e a Pesquisa na Educação Superior

Autores

  • Marcos Pereira dos Santos Doutorando em Educação, linha de pesquisa "Ensino e Aprendizagem", pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor adjunto do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE).

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2014v11n18p33

Resumo

 

Este artigo tem como principal objetivo realizar algumas reflexões sobre a extensão universitária, enquanto espaço privilegiado de aprendizagem profissional e de relações com o ensino e a pesquisa científica no contexto da Educação Superior brasileira na atualidade. Para tanto, o presente texto encontra-se dividido em três partes distintas, a saber: inicialmente são apresentadas algumas definições conceituais acerca da expressão “extensão universitária” em sentido amplo. Em seguida, discorremos sobre a indissociabilidade existente entre as funções de ensino, pesquisa e extensão na universidade contemporânea. Por fim, busca-se efetuar alguns comentários referentes às principais contribuições das atividades extensionistas para a aprendizagem profissional dos estudantes universitários, dada a importância do estabelecimento de relações entre universidade e sociedade para o alcance de progressos no campo político, econômico, cultural, tecnológico e científico.

 


Biografia do Autor

Marcos Pereira dos Santos, Doutorando em Educação, linha de pesquisa "Ensino e Aprendizagem", pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor adjunto do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE).

Doutorando em Educação, linha de pesquisa "Ensino e Aprendizagem", pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor adjunto do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE).

Downloads

Publicado

2014-11-20