Ensino, Pesquisa e Extensão Para a Inclusão das Pessoas com Lesão Medular Traumática

Autores

  • Soraia Dornelles Schoeller Universidade Federal de Santa Catarina
  • Albertina Bonetti Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2014v11n18p89

Resumo

 

O artigo apresenta o trabalho realizado por professores, acadêmicos e voluntários dos cursos de graduação em Enfermagem e Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no qual o ensino, a pesquisa e a extensão são articulados e integrados. A partir do objetivo de atender à pessoas com lesão medular e suas famílias desde o momento da internação em unidades de terapia intensiva, até a alta hospitalar e o retorno para suas casas, são realizadas diversas atividades contemplando a discussão e a reflexão teórica sobre este tema – lesão medular - até a prática do cuidado e reabilitação destas pessoas.  O respectivo trabalho transita entre os diversos níveis de complexidade do sistema de saúde no Brasil – da alta complexidade até atenção básica - no qual acadêmicos e professores atuam e interagem com esta parcela populacional. Desta maneira, há o aprendizado coletivo antes, durante e após a ação, numa relação dialética entre ação e reflexão sobre uma realidade concreta. Nesta relação dialógica, todos apreendem, pessoa com lesão medular, seus familiares, professores e acadêmicos. Consubstancia numa forma peculiar do processo ensino-aprendizagem que integra na essência o ensino, a pesquisa e a extensão.

Biografia do Autor

Soraia Dornelles Schoeller, Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Ciencias da Saude, Departamento de Enfermagem

Albertina Bonetti, Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Desportos, Departamento de Educação Física.

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Publicado

2014-12-04