Programa saiba (patronato municipal de jacarezinho) -processo reflexivo em relação às drogas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2015v12n20p123Resumo
O Patronato Municipal de Jacarezinho, órgão de execução penal, é responsável por promover ações de inclusão social através do acompanhamento sistemático dos assistidos (que cumprem penas em regime aberto/semi-aberto) através de sua equipe multidisciplinar. Com alto índice de crimes relacionados às drogas nesta região, o Programa SAIBA, executado pelo Patronato, busca promover a reflexão do assistido acerca das conseqüências advindas pelo uso/abuso de drogas pautado na perspectiva da redução de danos, buscando ofertar melhor qualidade de vida. Para isso, o Programa é executado em oito encontros semanais (duração: uma hora), sendo coordenados por um Assistente Social e uma Psicóloga. O objetivo de cada encontro é pré-estabelecido pela Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania. Neste espaço, os assistidos podem iniciar um processo reflexivo, já que este ambiente é desprovido de julgamento moral e social, propiciando assim discussões, compartilhamento de experiências acerca de temas que envolvem o consumo de drogas. Em contrapartida, o programa auxilia o assistido a elaborar sua auto-análise e a partir desse desfecho, verificar a viabilidade de encaminhamento aos centros de reabilitação terapêutica. Até o presente momento, o Programa SAIBA completou cinco turmas, atendendo um total de trinta e quatro assistidos. Como resultado, os mesmos relataram se beneficiar do Programa, já que muitos obtiveram êxito em internalizar novas condutas, com a consequente inclusão no mercado de trabalho e redução do índice de reincidência em práticas criminosas no sistema Judiciário.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.