Projeto formação continuada de professores em gênero e sexualidade: relato de experiência

Autores

  • Leonardo Pereira de Lima Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marivete Gesser Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leandro Castro Oltramari Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2015v12n20p132

Palavras-chave:

Formação de professores, Gênero, Sexualidade, Escola

Resumo

 

Este artigo relata uma atividade de formação de professores implementada a partir do Projeto de Extensão “Formação Continuada de Professores em Gênero e Sexualidade”, visando atender às dificuldades dos educadores em lidar com expressões da sexualidade que aparecem no cotidiano escolar. O projeto teve como objetivos: formar professores para atuarem com questões de gênero e sexualidade do cotidiano escolar; desconstruir mitos, tabus e preconceitos relacionados às questões de gênero e sexualidade, e instrumentalizar professores para o desenvolvimento de ações relacionadas aos temas propostos. Os cursistas relataram que sentiram-se mais instrumentalizados para mediar expressões da sexualidade do cotidiano escolar. Entendemos que o curso oferecido pelo projeto atingiu seus objetivos, promovendo algumas rupturas em posicionamentos que reduziam a sexualidade ao campo biomédico, bem como a fundamentalismos que a compreendiam de uma forma binária e mantenedora das desigualdades de gênero, permitindo que emergissem intervenções em consonância com os princípios propostos nas políticas públicas.

Biografia do Autor

Leonardo Pereira de Lima, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento da Psicologia da UFSC

Marivete Gesser, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento da Psicologia da UFSC

Leandro Castro Oltramari, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento da Psicologia da UFSC

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Publicado

2015-12-11