Sistema JRONDON: registro e organização de atividades extensionistas em operações do Projeto Rondon

Autores

  • Renata Domingos Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Leonardo Rogério Binda da Silva Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Luciano Antonio Rodrigues Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Fabíola Hommer Laporte Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Aluana Rigoni Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
  • Renato Travassos Beltrame Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n21p105

Resumo

As instituições de ensino superior trabalham na perspectiva de três pilares importantes para o desenvolvimento da vida acadêmica: o ensino, a pesquisa e a extensão. Esses elementos compõem conhecimentos imprescindíveis para a formação acadêmica. A extensão promove o discernimento para aplicação do produto de aprendizagem na sociedade, possibilitando assim, o processo associativo dos conhecimentos teóricos na prática. O relato versa sobre a utilização de um sistema de informação, criado especificamente para o Projeto Rondon, sistema este batizado alusivamente de JRondon, criado a partir das dificuldades operacionais encontradas nas operações do Projeto Rondon relativas à emissão de certificados dos participantes e, posteriormente à operação, às dificuldades relativas à emissão de relatórios gerenciais com os dados obtidos das participações do público-alvo nesses eventos nos munícipios atendidos pelo Projeto Rondon. Conclui-se que com a utilização dessa tecnologia, os relatórios ficaram bem mais consistentes e fiéis ao dia a dia da Operação, e que futuramente, vislumbra-se a utilização do JRondon em uma plataforma web, com a plena utilização de todas as IES que participantes do Projeto Rondon e também pelo MD, possibilitando assim relatórios gerenciais de todas as IES em tempo real.

Biografia do Autor

Renata Domingos, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Congressista Rondon

Leonardo Rogério Binda da Silva, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Congressista Rondon

Luciano Antonio Rodrigues, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Congressista Rondon

Fabíola Hommer Laporte, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Congressista Rondon

Aluana Rigoni, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Congressista Rondon

Renato Travassos Beltrame, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

Congressista Rondon

Referências

BRASIL. Ministério da Defesa. Projeto Rondon. Disponível em: <http://projetorondon.pagina-oficial.com/portal/index/pagina/id/343/area/C/module/default>. Acesso em 12 ago. 2015.

DEITEL, H. M. e DEITEL, P. J. JAVA: Como Programar. 6. ed. São Paulo: Person, 2005.

MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro; ANDRADE, Fernando Cézar Bezerra de Andrade. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação. v. 14 n. 41 maio/ago. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n41/v14n41a06.pdf>. Acesso em 13 ago. 2015.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. I ENCONTRO DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS: Conceito de extensão, institucionalização e financiamento UNB. Brasília, 1987. Disponível em: <http://www.renex.org.br/documentos/Encontro-Nacional/1987-I-Encontro-Nacional-do-FORPROEX.pdf>. Acesso em 11 ago. 2015.

Downloads

Publicado

2016-04-07