Projeto Rondon no município de Caridade – CE: avaliação dos resultados obtidos com as feiras da saúde
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n21p152Resumo
A Feira da Saúde foi uma das oficinas do Projeto Rondon em Caridade – CE durante a Operação Mandacaru de Janeiro de 2015. As ações basearam-se na realização de um circuito de atendimento, no qual o paciente foi acolhido e a seguir, foram registradas, em uma ficha desenvolvida para a feira, informações de saúde desses indivíduos. Ao final do circuito, cada paciente recebeu orientações feitas pelos rondonistas baseadas nos resultados encontrados na ficha do indivíduo, enfatizando as orientações para o autocuidado que, de acordo com as evidências científicas, reduzem a mortalidade. Ao se avaliar o perfil de saúde desses indivíduos, perceberam-se os hábitos de vida desfavoráveis para o aparecimento e/ou agravamento das doenças crônicas, como a Hipertensão Arterial Sistêmica e o Diabetes Mellitus. Portanto, acredita-se que as Feiras da Saúde foram de suma importância para a conscientização da população desse município para o autocuidado orientado através de hábitos de vida saudáveis.
Referências
AÇÕES programáticas em saúde: Atenção às doenças crônico-degenerativas (Hiperdia). Disponível em: <http://www.unificadoconcursos.com.br/download/DOEN%C7AS%20CRONICO%20DEGENERATIVAS.pdf>. Acesso em: 12 jul. 2015.
BARROS, Marilisa B. de Azevedo; CÉSAR, Chester L. Galvão; CARANDINA, Luana; TORRE, Graciella D.. Desigualdades sociais na prevalência de doenças crônicas no Brasil, PNAD-2003. Ciência & Saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 11, n. 4, p. 911-926, out.-dez., 2006.
CASADO, Letícia.; VIANNA, Lúcia Marques; THULER, Luís Claudio S. Fatores de Risco para Doenças Crônico-degenerativas no Brasil: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Cancerologia, Brasília, v. 55, n. 4, p. 379-388. 2009.
CESSE, Eduarda Ângela Pessoa. Epidemiologia dos Determinantes Sociais das Doenças Crônicas Não Transmissíveis no Brasil. 2007. 296 f. Tese (Doutorado em Ciências, Área de Concentração Saúde Pública). Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães - FIOCRUZ
DOENÇAS transmissíveis e não transmissíveis: Hipertensão Arterial. Disponível em: <http://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=397:hipertensao-arterial&catid=901:bra-03-a-doencas-nao-transmissiveis&Itemid=539>. Acesso em: 12 jul. 2015
PRAVATO, Camila. M. Projeto Rondon e Ensino no Brasil: construção de uma aliança entre o conhecimento empírico e científico. Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, 2011.
PROJETO Rondon: Nossa história. Disponível em: <http://projetorondon.pagina-oficial.com/portal/index/pagina/id/9718/area/C/module/default>. Acesso em: 12 jul. 2015.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS.GERAIS. (2013). Linha-guia de Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus e Doença Renal Crônica. 3ª ed. Belo Horizonte - MG. 2013
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.