Oficina de saúde bucal aplicada na Operação Porta do Sol, Itatuba-PB, e na E.E. Júlio de Mesquita Filho, São Paulo-SP

Autores

  • Valquiria de Oliveira Pereira Centro Universitário São Camilo
  • Beatriz Nogueira de Carvalho Frate Centro Universitário São Camilo
  • Thiago Gouvea de Oliveira Salvetti Centro Universitário São Camilo
  • Eliana Suemi Handa Okane Centro Universitário São Camilo
  • Luciana Pinto Sartori Centro Universitário São Camilo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n21p214

Palavras-chave:

Higiene Bucal, Projeto Rondon, Extensão

Resumo

A extensão universitária desempenha um papel fundamental na formação cidadã dos alunos. Com isso, o Projeto Rondon que visa à integração social aliada ao voluntariado dos estudantes universitários, aborda em suas operações o tema de Saúde e Higiene Bucal. O objetivo deste trabalho foi de conscientizar sobre as práticas da higiene bucal e prevenção de doenças bucais e sistêmicas, incentivar a higiene pessoal dos alunos e ensinar a técnica correta de escovação dentária. As oficinas de higiene bucal ocorreram no ano de 2015, nos meses de janeiro e abril, no município de Itatuba-PB, na Operação Porta do Sol do Projeto Rondon e em São Paulo-SP, na E.E. Júlio de Mesquita Filho. A oficina consistiu de aula expositiva sobre higienização bucal, diálogo sobre a importância de uma boa escovação, seguida de dinâmica em que foi utilizado um modelo de escova de dente e boca de tamanhos ampliados. Em Itatuba-PB 125 pessoas participaram da oficina, e foram entregues 500 escovas de dente no período da operação. Já em São Paulo-SP cerca de 580 alunos participaram da ação e foram entregues mais de 500 escovas de dente. A distribuição de escovas de dente contribui para bons hábitos de higiene e ajuda a diminuir a influência das condições socioeconômicas. O estudante universitário atua como multiplicador de informações que são extremamente importantes e que contribuem para o bem-estar do público-alvo, ações preconizadas pelo Projeto Rondon e que atendem ao papel que a extensão universitária exerce dentro da comunidade.

Biografia do Autor

Valquiria de Oliveira Pereira, Centro Universitário São Camilo

Congressista Rondon

Beatriz Nogueira de Carvalho Frate, Centro Universitário São Camilo

Congressista Rondon

Thiago Gouvea de Oliveira Salvetti, Centro Universitário São Camilo

Congressista Rondon

Eliana Suemi Handa Okane, Centro Universitário São Camilo

Congressista Rondon

Luciana Pinto Sartori, Centro Universitário São Camilo

Congressista Rondon

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Projeto SB Brasil. Condições de Saúde Bucal da População Brasileira 2002-2003. Brasília: Ministério da Saúde, 2003.

CALDERÓN, Adolfo Ignacio; SAMPAIO, Helena (Org). Extensão Universitária: Ação comunitária em universidades brasileiras. São Paulo: Olho d’Água, 2002. 127 p.

CAMPOS, Juliana Alvares Duarte Bonini; GARCIA, Patrícia Petromilli Nordi Sasso. Comparação do conhecimento sobre cárie dental e higiene bucal entre professores de escolas de ensino fundamental. Cienc Odontol Bras, v. 7, n. 1, p. 58-65. 2004.

DENNING, Anne Caroline Costa et. al. Programa de educação e prevenção em saúde bucal: GAPA - Lar Recanto do Carinho. Extensio - Revista Eletrônica de Extensão, n.1. 2004.

FREDDO, Silvia Letícia et. al. Hábitos de higiene bucal e utilização de serviços odontológicos em escolares de uma cidade da Região Sul do Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 24, n.9, p.1991-2000, set. 2008.

MONTEIRO, Pedro de Campos Mello; DONADIO, Daniel Nicodemo; SARTORI, Luciana Pinto. Práticas de Higiene Bucal como Parte de Ação Voluntária na Operação São Francisco – Projeto Rondon, 2013. Disponível em: <http://www.sinprosp.org.br/conpeb/revendo/dados/files/textos/pdf_Relatos_de_Experiencias/PR%C3%81TICAS%20DE%20HIGIENE%20BUCAL%20COMO%20PARTE%20DE%20A%C3%87%C3%83O%20VOLUNT%C3%81RIA%20NA%20O.pdf>. Acesso em 05 de jun. 2015.

PAULETO, Adriana Regina Colombo; PEREIRA, Maria Lucia Toralles; CYRINO, Eliana Goldfarb. Saúde bucal: uma revisão crítica sobre programações educativas para escolares. Ciência & Saúde Coletiva, v. 9, n.1, p.121-130. 2004.

PRADO, Juliana Sene et. al. Condição dentária e hábitos de higiene bucal em crianças com idade escolar. Rev. Biociênc.,Taubaté, v.7, n.1, p.63-69, jan-jun.2001.

PROJETO RONDON. Institucional. Disponível em: <http://projetorondon.pagina-oficial.com/portal/index/pagina/id/343/area/C/module/default>. Acesso em 19 de junho de 2015.

SANTOS, Nilton Cesar Nogueira dos et. al. A saúde bucal de adolescentes: aspectos de higiene, de cárie dentária e doença periodontal nas cidades de Recife, Pernambuco e Feira de Santana, Bahia. Ciência & Saúde Coletiva, v. 12, n.5, p.1155-1166. 2007.

SERRANO, Rossana Mara Souto Maior. Conceitos de extensão universitária: um diálogo com Paulo Freire. Pró-reitoria de extensão e assuntos comunitários – PRAC, João Pessoa, fev. 2006. Disponível em: www.prac.ufpb.br/copac/extelar/.../conceitos_de_extensao_universitaria.pdf>. Acesso em: 12 mai. 2015.

Downloads

Publicado

2016-04-07