Práticas agroecológicas em operações do Projeto Rondon do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – Campus Rio PombaS
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n21p3Resumo
A agroecologia insere-se como nova forma de se trabalhar e pensar na relação homem e campo. A retomada da sustentabilidade agrícola aliada à intensa preocupação social são focos das práticas agroecológicas. O Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – Campus Rio Pomba participa desde 2009 do Projeto Rondon, para o trabalho foram consideradas as Operações de 2012 a 2014. Como componente da multidisciplinariedade e dentre os objetivos do curso de Agroecologia buscaram-se adaptar atividades as realidades locais e focadas no processo de aprendizado do acadêmico. Realizaram-se práticas de hortas escolares; atividades de plantio de culturas locais; resgate de plantas alimentícias não convencionais e medicinais; visitas a áreas rurais, entrevistas com produtores rurais; atividades com técnicas de permancultura e bioconstrução. As atividades realizadas serviram como fonte de conhecimento aos acadêmicos, proporcionando vivência em diferentes condições e fonte de troca de saberes com os habitantes locais, um dos focos da agroecologia.
Referências
CAPORAL F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia: enfoque científico e estratégico para apoiar o desenvolvimento rural sustentável (texto provisório para discussão). Porto Alegre: EMATER/RS-ASCAR, 2002. (Série Programa de Formação Técnico-Social da EMATER/ RS. Sustentabilidade e Cidadania, texto 5).
FERNANDES, M. Seis Anos de Projeto Rondon na USS: uma Manifestação de Cidadania e Responsabilidade Social. Revista Fluminense de Extensão Universitária, Vassouras, v. 1, n. 1, p. 17-26, jan./jun., 2011.
REDE NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Documentos. Plano Nacional de Extensão Universitária, 2012. Disponível em: http://www.proec.ufpr.br/downloads/extensao/2012/legislacao/Politica%20Nacional%20de%20Extensao%20Universitaria%20maio2012.pdf Acesso em: 13 mar. 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.