Práticas agroecológicas em operações do Projeto Rondon do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – Campus Rio PombaS

Autores

  • Emi Rainildes Lorenzetti Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba
  • Rafaelly Calsavara Martins Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba
  • Wellington Luiz de Paula Araújo Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n21p3

Resumo

A agroecologia insere-se como nova forma de se trabalhar e pensar na relação homem e campo. A retomada da sustentabilidade agrícola aliada à intensa preocupação social são focos das práticas agroecológicas. O Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – Campus Rio Pomba participa desde 2009 do Projeto Rondon, para o trabalho foram consideradas as Operações de 2012 a 2014. Como componente da multidisciplinariedade e dentre os objetivos do curso de Agroecologia buscaram-se adaptar atividades as realidades locais e focadas no processo de aprendizado do acadêmico.  Realizaram-se práticas de hortas escolares; atividades de plantio de culturas locais; resgate de plantas alimentícias não convencionais e medicinais; visitas a áreas rurais, entrevistas com produtores rurais; atividades com técnicas de permancultura e bioconstrução. As atividades realizadas serviram como fonte de conhecimento aos acadêmicos, proporcionando vivência em diferentes condições e fonte de troca de saberes com os habitantes locais, um dos focos da agroecologia.

Biografia do Autor

Emi Rainildes Lorenzetti, Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba

Congressista Rondon

Rafaelly Calsavara Martins, Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba

Congressista Rondon

Wellington Luiz de Paula Araújo, Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba

Congressista Rondon

Referências

CAPORAL F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia: enfoque científico e estratégico para apoiar o desenvolvimento rural sustentável (texto provisório para discussão). Porto Alegre: EMATER/RS-ASCAR, 2002. (Série Programa de Formação Técnico-Social da EMATER/ RS. Sustentabilidade e Cidadania, texto 5).

FERNANDES, M. Seis Anos de Projeto Rondon na USS: uma Manifestação de Cidadania e Responsabilidade Social. Revista Fluminense de Extensão Universitária, Vassouras, v. 1, n. 1, p. 17-26, jan./jun., 2011.

REDE NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Documentos. Plano Nacional de Extensão Universitária, 2012. Disponível em: http://www.proec.ufpr.br/downloads/extensao/2012/legislacao/Politica%20Nacional%20de%20Extensao%20Universitaria%20maio2012.pdf Acesso em: 13 mar. 2015.

Downloads

Publicado

2016-04-07