Comunicação e extensão: relato de experiência da cobertura multimídia da Operação Bororos – Rondon 2015
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n21p74Resumo
Este artigo tem o objetivo de discutir o processo produtivo dos materiais multimídia produzidos durante a cobertura das atividades rondonistas da Operação Bororos - Rondon 2015. Este trabalho tem como método o relato da experiência de estudantes e professores, sob a luz de autores da área da comunicação. A cobertura foi feita pela Equipe de Comunicação Social (ComSoc) da Universidade Estatual de Ponta Grossa, de 10 a 26 de julho, período da Operação, e teve como resultados vídeos, fotos, fotolegendas, gerenciamento de redes sociais, notas e notícias, publicados nos meios de comunicação digital do Projeto Rondon. A atividade da equipe de ComSoc contribuiu, essencialmente, para a prática de técnicas e dinâmicas de produção, próprias da comunicação, e para a divulgação e documentação da atividade extensionista universitária proporcionada pelo Projeto Rondon, bem como a capacitação para o desenvolvimento sustentável das comunidades com compuseram a Operação Bororos.
Referências
BERGER, John.A. Modos de ver. Barcelona: Asa, 2005.
CASTELLS, Manuel. Internet e sociedade em rede. In: Dênis de Moraes (org.), Por uma outra comunicação – mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro, Ed. Record, 2004.
SENADO FEDERAL. Manual de Comunicação da Secom. Disponível em: <http://www12.senado.gov.br/manualdecomunicacao/glossario/teaser>. Acesso em: 12 ago 2015.
HENN, Ronaldo Cesar. A pauta e a noticia: uma abordagem semiótica. Canoas: Ed. ULBRA, 1996.
TRAQUINA, Nelson. O estudo do jornalismo no século XX. São Leopoldo, RS: Editora Unisinos, 2001.
VALLE, Flávio Pinto. Reflexões sobre o papel da Passagem no Telejornalismo, 2007. Disponível em: <http://www.fafich.ufmg.br/gris/images/Reflexões%20sobre%20o%20papel%20da%20Passagem%20no%20telejornalismo.pdf>. Acesso em: 12 ago 2015.
WOLF, Mauro. Teorias da comunicação de massa. São Paulo: Martins Fontes: 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.