Ambiente virtual para ensino e aprendizagem de fisiologia animal

Autores

  • Eliane Pozzebon Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Eduarda Torres da Silveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Samuel Minatto Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n22p68

Resumo

O uso de Ambientes Virtuais com animações, vídeos e hipertextos despertam mais a curiosidade dos alunos e prendem sua atenção quando comparado ao método tradicional, tornando assim replicável esse tipo de ensino. O presente projeto teve como objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta para auxílio no ensino-aprendizagem de conteúdos do aparelho digestório em escolas. Para atingir o objetivo foi realizado um estudo referente ao aparelho digestório e às tecnologias que poderiam ser utilizadas no desenvolvimento do Ambiente Virtual. A partir disto foi implementado o protótipo do AVIFA. Efetuaram-se então os testes e correções detectados nas experimentações realizadas na escola. Com o AVIFA concluído fez-se a validação com 24 alunos de uma escola. Como resultado foi obtido 84% de aprovação dos alunos de que as aulas tornariam mais interessantes com o AVIFA. Os outros 16% se dividiram: metade achavam que seria interessante, e a outra metade que preferiria o método tradicional.

Biografia do Autor

Eliane Pozzebon, Universidade Federal de Santa Catarina

Campus Araranguá

Maria Eduarda Torres da Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação

Samuel Minatto, Universidade Federal de Santa Catarina

Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação

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Publicado

2016-05-05