Ações educativas em saúde voltadas ao adolescente: um relato de experiência

Autores

  • Anna Karina Martins de Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Luana Patricia Valandro Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Maria Elisabete Calado Ramalho dos Santo Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Luciana de Alcântara Nogueira Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n23p135

Palavras-chave:

Adolescência, Ações Educativas, Enfermagem, Saúde

Resumo

O presente relato de experiência é o resultado do projeto de extensão, ainda em desenvolvimento, intitulado “Ações educativas voltadas ao adolescente no contexto social e familiar”. O projeto está sendo realizado com adolescentes participantes de um programa de ação social, desenvolvido na instituição Fasc, localizada na cidade Chapecó – SC. A metodologia é composta de 5 oficinas que abordam os seguintes temas: sexualidade, gravidez na adolescência, dependência química, violência química e relacionamento familiar. Até o momento foram realizadas 3 oficinas baseadas no método diagnóstico, na qual os adolescentes elaboram perguntas referentes à temática a ser trabalhada no encontro seguinte. Estas servem de base para a composição da oficina que é trabalhada de forma dinâmica, visando atrair a atenção dos jovens. Ao final do projeto, espera-se contribuir para a formação pessoal dos adolescentes em seu contexto familiar, cultural e social. Além disso, têm-se como expectativa a ampliação dos conhecimentos científicos das acadêmicas, favorecendo futuras ações educativas em saúde.

Biografia do Autor

Anna Karina Martins de Oliveira, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmica do curso de graduação em Odontologia da Faculdade Empresarial de Chapecó (FAEM) e Graduanda em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Luana Patricia Valandro, Universidade Federal da Fronteira Sul

Enfermeira formada na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó. 

Maria Elisabete Calado Ramalho dos Santo, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmica do curso de Enfermagem de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó.

Luciana de Alcântara Nogueira, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (2004) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (2005).

Downloads

Publicado

2016-09-30