Educação ambiental a partir da reutilização de pneus inservíveis no município de Arenápolis - MT

Autores

  • Simone Helena Tanoue Vizioli Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo
  • Marcel Fantin Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo http://orcid.org/0000-0003-3069-8019

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n23p83

Resumo

Este artigo apresenta três experiências extensionistas realizadas no Município de Arenápolis (MT), no âmbito do Projeto Rondon (Operação Bororos), entre os dias 10 a 26 de julho de 2015. O objetivo principal destas atividades foi construir um processo participativo junto à comunidade como elemento estruturador e consolidador de uma educação ambiental crítica e voltada à valorização da população como agente identificador de problemas e soluções.  Para tanto, foram desenvolvidas oficinas de capacitação para o reaproveitamento de pneus com foco em horticultura, produção de mobiliário e construção de um parquinho infantil que demonstraram a importância e a força de processos que aliam o conhecimento técnico ao saber popular. As oficinas de capacitação descritas neste artigo contribuíram para propagar o conceito de pertencimento ao lugar e para valorizar o aprendizado de humanidades, elementos impulsionadores do desenvolvimento sustentável para as gerações futuras.

Biografia do Autor

Simone Helena Tanoue Vizioli, Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado (1998) e doutorado (2006) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Doutor (RDIDP) do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - São Carlos. Atua principalmente nas seguintes áreas: representação e linguagem com ênfase no desenho analógico e digital; acessibilidade e desenho universal. É membro do Núcleo de apoio à pesquisa - Estudos de linguagem em arquitetura e cidade (N.ELAC - IAU.USP).

Marcel Fantin, Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Direito pela Universidade do Vale do Paraíba (2002), especialização em Direito Ambiental pela Universidade de São Paulo (2003) , mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade do Vale do Paraíba (2005) e Doutorado em Geociências (subárea Política e Gestão de Recursos Naturais) pela Universidade Estadual de Campinas (2011) com PhD Sanduíche pelo Département de génie des mines et de la métallurgie da Université Laval (2010). Também possui curso-técnico-profissionalizante em cartografia pela Universidade do Vale do Paraíba (1997). Tem experiência na área de planejamento urbano e regional, com ênfase em métodos e técnicas de planejamento urbano e regional. Atuando principalmente nos seguintes temas: geotecnologias, políticas urbana, ambiental e mineral; gestão territorial; unidades de conservação; direito urbanístico, ambiental e minerário.

Downloads

Publicado

2016-09-30